JUE 28 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 17:02hs.
Estudo da Blend New Research, ESPO, Go Gamers e Sioux Group

Com 30 milhões de gamers nos 3 principais jogos, Brasil é a 3ª potência mundial nos eSports

Um estudo realizado pela Blend New Research, ESPO, Go Gamers e Sioux Group entrevistou 12.498 pessoas e aponta que o mercado brasileiro de games e eSports está em franca expansão e uma das razões é a pandemia. No estudo, mais de 43% dos gamers concordaram que gastaram mais dinheiro com jogos devido ao isolamento e quase 61% admitem que assistiram mais conteúdos sobre jogos. No documento, os pesquisadores apontam dados da SuperData/Nilsen que indicam aumento de receita de 12% no mercado de games em 2020, alcançando US$ 126,6 bilhões.

De acordo com o estudo Pesquisa Games Brasil 21, 72% dos entrevistaram responderam que tem costume de jogar jogos digitais, sendo que as mulheres (62,2%) utilizam smartphones como plataforma preferida, enquanto os homens (61,9%) preferem consoles de jogos e 59,6% também utilizam habitualmente o computador.

Baixe aqui o estudo Pesquisa Games Brasil 21.

A pesquisa indica que o conhecimento sobre eSports cresceu no último ano e, entre os entrevistados, 64,3% ouviu falar na modalidade, um aumento de 10,4 pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior. Do total de ouvidos, 55,4% dos jogadores praticam eSports, sendo que 85,7% consomem conteúdo sobre eSports ao menos uma vez por semana.

O estudo indica dados da Newzoo de que o mercado de eSports vai faturar US$ 1 bilhão pela primeira em 2021. Outra informação interessante é sobre o fato de que em faturamento, os games já superaram o cinema, a música e o mercado de streamings. “Os valores da indústria de jogos variam entre US$ 120 bilhões e US$ 160 bilhões, a depender do estudo, mas todos concordam que ela já vale mais que as indústrias do cinema e da música juntas”, diz o documento.

 

 

Sobre as modalidades mais jogadas no Brasil, o estudo aponta que já são 25 milhões de jogadores de Free Fire, 3 milhões no League of Legends e 1,5 milhões de jogadores no Counter Strike. A propósito do Free Fire, o trabalho identificou que ele foi o jogo mobile mais baixado no Brasil e no mundo.

Quanto às plataformas de streaming de jogos, o YouTube e a Twitch foram apontados como os principais meios de transmissão de campeonatos e vídeos gravados por gamers criadores de conteúdo. O brasileiro Alexandre Gaules é o segundo streamer mais assistido do mundo na Twitch, com 128 milhões de horas assistidas em 2020.

A Newzoo aponta que o Brasil é o terceiro país com mais entusiastas de eSports, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. De olho nesse mercado bilionário, muitas marcas que não têm ligação direta com games estão patrocinando atletas, streamers, equipes e competições. Entre os mais importantes, destacam-se a Vivo, Coca-Cola, Red Bull, Unilever, Netshoes, Gillette e Sky, entre outros.

 

 

O estudo destaca ainda o crescimento da cobertura da imprensa aos eSports: “O SporTV transmite competições de League of Legends, Counter Strike, Free Fire, Pro Evolution Soccer e outros eSports, que também ganham cobertura do Globo Esporte. O Grupo Globo também criou o Prêmio eSports Brasil para eleger os melhores times e atletas brasileiros. A ESPN criou o programa Central eSports para cobrir o cenário e também transmite competições”, aponta o documento.

O estudo termina com a apresentação dos principais gamers e com dois glossários, um com termos gerais dos principais jogos e outro específico do Free Fire.

Fonte: GMB