O plano é instalar o novo ecossistema em dois anos, período que deverá criar 700 empregos diretos, contando com quatro frentes: uma universidade para formação de profissionais, fortalecimento de empresas de games, prática de eSports e desenvolvimento de games.
Atento às tendências internacionais de tecnologia e entretenimento, Marcondes de Matos tem um sonho grande para o projeto. Acredita que em 2026 o HubCG poderá ser um unicórnio – negócio avaliado em US$ 1 bilhão e alcançar receita de R$ 700 milhões.
O polo contará com área superior a 10 mil metros quadrados, terá arena de eSports, espaço coworking, espaço para capacitação profissional e investimentos para desenvolvimento de games. As atividades terão início em janeiro de 2022, para março está prevista inauguração da arena de games, e a inauguração do HubCG será em julho.
"Nosso objetivo é colocar Florianópolis no mapa dos games e transformar o HubCG em um polo de referência para o setor em até cinco anos", afirma o empresário.
O projeto é liderado pelo professor Carlos Alberto Schneider, um dos fundadores do polo de tecnologia de Florianópolis por meio da Incubadora Celta, Parque Alfa e Fundação Certi. Ele estima que no primeiro ano de atividades, 240 profissionais já estejam atuando no novo ecossistema de games.
Quando o projeto estiver totalmente implantado, deverá gerar 700 postos de trabalho direto. A intenção é promover incubação e aceleração de empresas desenvolvedoras de games, atraindo também capital para os investimentos.
Para Marcondes de Matos, o HubCG será o principal espaço do Brasil para jogar, competir ou desenvolver games. Ele revela que a ideia desse novo projeto surgiu a partir da leitura do relatório da WGSN by Ascential Company 2020, considerada a principal firma de tendências do mundo. Ele apontou foco no bem-estar e no segmento de games como principais recomendações. A pesquisa Game Brasil 2021 apurou que 72% dos brasileiros são adeptos de jogos eletrônicos.
Os games que serão desenvolvidos no HubCG vão priorizar temas como educação, saúde, sustentabilidade e o Brasil tropical, segundo prevê o projeto. Como o desenvolvimento de um polo exige capacitação, o plano prevê uma escola de ensino superior para capacitação de profissionais para o HubCG e empresas parceiras. Está sendo criado o Instituto Gaming & Leadership (I.G&L), escola para formar profissionais nos níveis técnico, de graduação e pós-graduação na área. O plano é chegar em 2026 com 1.200 estudantes presenciais e cerca de 200 mil em cursos online de curta duração.
Um dos resorts de praia mais premiados do Brasil, o Costão do Santinho está em atividade desde 1991. Conta com 200 mil metros quadrados de área construída e 700 mil metros quadrados de reserva de Mata Atlântica ao lado da praia do Costão. Nessa trajetória, também se tornou referência por abrigar eventos nacionais e internacionais de diversas áreas.
Fonte: Estela Benetti - NSC