JUE 28 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 09:42hs.
Terceira idade

Empresa japonesa anuncia equipe de eSports somente com idosos

A empresa japonesa TI S2 Co. chamou a atenção do mundo ao anunciar sua equipe de eSports somente com jogadores idosos, batizada de Matagi Snipers. O time é formado por sete homens e três mulheres com idades entre 61 e 73 anos e é o primeiro elenco sênior de eSports do Japão. O nome da equipe é uma homenagem ao grupo de caça “matagi”, que é da província de Akita, a mesma dos jogadores.

Apesar do anúncio, a Matagi Snipers não comunicou de forma oficial qual game irá disputar, revelando somente que o foco será em jogos de tiro. Contudo, durante reportagem de uma TV japonesa, é possível ver um dos membros jogando Fortnite.

Já em uma das fotos do site oficial, há um grupo de mulheres jogando VALORANT também.

O nome da equipe é uma homenagem ao grupo de caça “matagi”, que é da província de Akita, a mesma dos jogadores. Entre os planos da organização, existe o de gerar renda com produção de conteúdo na Twitch e no YouTube. Além disso, há a possibilidade de o time disputar competições oficiais já nos próximos meses.

De acordo com Kohei Sudo, representante da organização, o objetivo da Matagi Snipers é “criar um propósito que será altamente conceituado pelos netos” dos jogadores, além de liderar o desenvolvimento de uma comunidade que irá cruzar gerações.

Ultimamente, o Japão tem sido palco de grandes transformações na área de eSports para a terceira idade. Em julho do ano passado, foi inaugurado no distrito de Kobe um centro de treinamento em eSports destinado a pessoas idosas, chamado de ISR Esports. Para entrar no local, é necessário ter mais de 60 anos.

 

 

Outras equipes sêniores

Times da terceira idade vêm crescendo nos últimos anos ao redor do mundo. Em junho de 2018, a Silver Snipers, composta por atletas com idade média de 67 anos, foi considerada campeã mundial sênior de Counter-Strike: Global Offensive ao disputar um torneio durante a DreamHack Jönköping, na Suécia.

Além disso, uma equipe também de CS:GO entrou para o Livro dos Recordes da Ucrânia recentemente. O grupo chamado de Young Guard é formado por atletas entre 66 e 78 anos e foi o mais velho a disputar uma partida competitiva de games no país.

Fonte: theclutch