MIÉ 27 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 22:34hs.
Atletas se manifestaram nas redes sociais

Estrelas brasileiras de eSports lamentam ataque da Rússia à Ucrânia

Jogadores brasileiros de esportes eletrônicos se manifestaram nas redes sociais sobre o início do ataque da Rússia à Ucrânia, na madrugada desta quinta-feira, logo após a manifestação do melhor jogador de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) do mundo e atual campeão mundial, o ucraniano Oleksandr 's1mple', de que a capital ucraniana Kiev estava sendo bombardeada.

A manifestação dos atletas, principalmente aqueles que competem no CS:GO, não é à toa, porque o cenário competitivo de eSports conta com diversos clubes, times e jogadores que são de Rússia e Ucrânia.

A Comunidade dos Estados Independentes (CEI), onde estão Rússia e Ucrânia, é uma das principais regiões competitivas nos eSports. A própria equipe de s1mple, a NAVI, tem atletas russos e ucranianos no mesmo elenco.

A Polônia, que faz fronteira com a Ucrânia, está recebendo a IEM Katowice, uma das principais competições de CS:GO do mundo. MIBR e Imperial estão atualmente na Polônia.

Muito triste. Minhas orações a todos os envolvidos” comentou Gabriel "FalleN", da Imperial, em resposta a uma publicação de s1mple no Twitter pedindo paz.

Às 23h57 (no horário de Brasília) de quarta-feira, o presidente russo Vladimir Putin autorizou uma operação especial no leste da Ucrânia. Em pronunciamento oficial, Putin disse que "os conflitos entre a Rússia e as forças ucranianas são inevitáveis, é apenas uma questão de tempo”.

Ele afirmou que seu país não pode tolerar o que chama de "ameaças da Ucrânia" e alerta contra a interferência estrangeira. De acordo com agências internacionais, explosões estão sendo ouvidas na capital Kiev e em outras cidades ucranianas.

Fonte: GE