O prefeito Eduardo Paes, nas redes sociais, celebrou a escolha do Rio para cidade-sede:
“Serão pelo menos quatro modalidades, centenas de atletas e milhares de espectadores. É um novo momento do eSport, com competições entre países. O Rio será um dos maiores hubs de eventos internacionais de esportes eletrônicos em 2024.”
A expectativa é que participem do torneio os melhores gamers do Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Chile, Venezuela, Bahamas, Canadá, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guadalupe, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Panamá, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago e Uruguai. Eles disputarão vagas para o Campeonato Mundial em Ryad, na Arábia Saudita.
"O Rio de Janeiro é a capital da inovação na América Latina e é uma cidade com tradição esportiva e de inclusão. Aqui já recebemos os Jogos Olímpicos Rio 2016 e a final da Copa do Mundo da FIFA, em 2014. E tratamos o eSport como uma modalidade esportiva tradicional. É com grande alegria que vamos inaugurar este novo momento do eSport, com competição entre países e congregando todo o continente", afirma Chandy Teixeira, coordenador de games e eSports da Prefeitura do Rio.
Além de oferecer uma competição de classe mundial, o evento contará com atividades interativas, oportunidades de networking e programas educacionais para inspirar e apoiar a próxima geração de gamers. Haverá transmissão 24 horas pela plataforma PlayPlus e cobertura exclusiva da Record TV e do portal R7.
A Federação Internacional de Esports (FIeS) é a entidade internacional que representa os interesses dos esportes eletrônicos em todo o mundo. Com o objetivo de promover a integridade, inovação e inclusão nos eSports, a FIeS trabalha para estabelecer padrões globais, facilitar competições de alto nível e criar oportunidades para jogadores talentosos em todo o mundo.
Fonte: GMB