
Se você é um jogador competitivo, provavelmente já ouviu falar do Team Liquid, ou Team Falcons, que conseguiu contratar o maior rival de Carlsen: Hikaru Nakamura.
Neste artigo, abordamos essa onda recente de contratações realizadas por diversas organizações de eSports que buscam incluir o xadrez como uma nova disciplina de jogo para a próxima Copa do Mundo de ESports (EWC).
Os jogos online estão em alta ultimamente. O xadrez viu um grande aumento de jogadores graças às plataformas de streaming e aos torneios de primeira linha do Champions Chess Tour, enquanto os videogames continuam atraindo multidões enormes com títulos como Valorant e League of Legends.
Até mesmo jogos de cassino online estão surfando na onda com sites como Templo de Slots oferecendo uma linha de slots e jogos de mesa que mantêm os jogadores engajados. Tudo isso faz parte desse «boom» mais amplo na competição digital que fez com que as organizações de eSports olhassem para os profissionais de xadrez para seu próximo grande movimento.
Toda essa tendência começou em 2 de fevereiro, quando a All Gamers, uma equipe de jogos chinesa fundada em 1999, disse que havia contratado Volodar Murzin. Murzin é um jovem grande mestre russo que obteve reconhecimento internacional após suas brilhantes performances no ano passado.
O grande mestre russo foi notícia em todos os noticiários após o Campeonato Mundial de Xadrez Blitz e Rápido da FIDE de 2024.
Ele conseguiu terminar entre os 8 primeiros no Blitz depois de perder para o famoso Ian Nepomniachtchi, mas arrasou no Rapid ao acumular 10 pontos com sete vitórias, seis empates e nenhuma derrota; um feito que ninguém mais conseguiu!
Algumas semanas depois que a All Gamers divulgou suas notícias, outros grandes mestres do xadrez começaram a assinar com equipes de eSports. Equipes de todos os lugares entraram na onda.
O Gen.G da Coreia do Sul, forte em League of Legends e Valorant, entrou no território do xadrez ao contratar o número quatro do mundo e o número um da Índia: Arjun Erigaisi. A Team Vitality, sediada na França e uma potência em Counter-Strike e Rocket League, rapidamente contratou o número 2 da França, Maxime Vachier-Lagrave. O ucraniano Natus Vincere, um nome que você não pode perder em Counter-Strike e Dota 2, também entrou na festa.
Por fim, o Team Liquid, campeão em vários jogos, que ganhou as manchetes ao contratar Magnus Carlsen e o atual número 2 do mundo, Fabiano Caruana.
O grande motivo pelo qual os jogadores de xadrez estão entrando para os times de eSports agora é a próxima Esports World Cup. Ela contará com xadrez rápido ao lado de videogames populares como Counter-Strike e League of Legends.
O anúncio “eSports meets Chess” foi oficializado em dezembro de 2024. Foi revelado que o jogo de tabuleiro de 64 quadrados e 32 peças será incluído na programação da EWC e Magnus Carlsen foi escolhido como embaixador global.
A parte de xadrez do torneio tem um prêmio incrível de US$ 1,5 milhão, que supera a maioria dos outros eventos de terceiros e dobra o que eles ofereceram no Campeonato de Xadrez Rápido da FIDE de 2024 para os eventos masculino e feminino combinados.
Magnus Carlsen, Fabiano Caruana e Hikaru Nakamura são definitivamente os maiores nomes que se juntaram a equipes de esports. Carlsen, o “GOAT do xadrez” é cinco vezes campeão mundial de xadrez; cinco vezes campeão mundial de xadrez rápido; oito vezes campeão mundial de xadrez blitz; e número um do mundo por quase uma década e meia.
A Team Liquid também teve o prazer de anunciar a contratação do ex-candidato ao título mundial e quatro vezes campeão americano de xadrez, Fabiano Caruana.
O Team Falcons, por outro lado, revelou a contratação do jogador de xadrez mais famoso em termos de criação de conteúdo e streaming, Hikaru Nakamura, por meio de uma publicação no X dizendo: "O próximo grande movimento no xadrez e nos e-sports está aqui! O Grande Mestre Hikaru Nakamura se juntou oficialmente ao Team Falcons, trazendo sua habilidade, velocidade e estratégia de classe mundial para nossa equipe”.
Os “Big 3” do xadrez, Carlsen, Hikaru e Fabiano competiram no Champions Chess Tour Chessable Masters 2025 representando suas equipes de eSports.
Como muitos fãs teriam previsto, Magnus Carlsen, da Team Liquid, venceu o evento após derrotar Hikaru Nakamura, da Team Falcon, na Grande Final com um placar de 2,5-1,5. Isso marcou a primeira vitória de Carlsen sob uma organização de eSports.
Outro grande nome que se juntou aos esports é ninguém menos que o atual campeão mundial de Blitz, GM Ian Nepomniachtchi. A organização sérvia de esports Aurora Gaming, mais conhecida por suas performances em Apex Legends, conseguiu fisgar o bicampeão mundial em 18 de fevereiro.
Três super grandes mestres, Nodirbek Abdusattorov, Wesley So e Olexandr Bortnyk, se juntaram à Natus Vincere, sediada na Ucrânia, em 15 de fevereiro.
Enquanto isso, as organizações chinesas Weibo Gaming e LGD Gaming conseguiram contratar alguns grandes nomes. A Weibo Gaming trouxe o número um da China, Wei Yi, enquanto a LGD fez manchetes ao recrutar o ex-campeão mundial de xadrez Ding Liren.