
Games Magazine Brasil – Conte sobre o BiS SiGMA Americas e como você viu a edição deste ano.
Pini Yakuel - Estive aqui há dois anos e estou animado em ver o quanto o evento cresceu. Está muito maior e realmente reflete o crescimento do setor de jogos na região — na América Latina em geral, e no Brasil em particular.
Quais inovações a Optimove trouxe para esta edição no Brasil?
Na Optimove, temos muito orgulho da nossa capacidade de inovar — gostamos de inovar o tempo todo. Fomos a primeira plataforma de CRM marketing da indústria de jogos, desde 2012, e começamos a trabalhar com machine learning e inteligência artificial quando isso ainda nem era considerado “legal”.
Continuamos investindo fortemente em IA e machine learning — especialmente IA generativa — nos nossos canais e na forma como os usuários criam conteúdo.
Estamos sempre desenvolvendo uma plataforma que atenda a todas as necessidades de um operador. Por exemplo, recentemente adquirimos uma empresa de gamificação para incorporar marketing gamificado à plataforma da Optimove e atender ainda melhor nossos clientes.
A Optimove está crescendo no Brasil como muitas empresas, mas vocês são uma das poucas focadas em CRM, certo?
Exato. Acabamos de abrir uma entidade legal brasileira para atender nossos clientes locais com uma estrutura formal no país. Estamos estudando todas as implicações fiscais e fazendo tudo conforme as exigências locais.
Temos orgulho de trabalhar com os melhores e mais relevantes operadores brasileiros como Betano, Betnacional, e os grandes como a bet365. Na verdade, os três maiores trabalham conosco — além de muitos outros, como a NoviBet… muitos operadores empolgantes confiam na gente. Atualmente, temos seis ou sete pessoas no escritório no Brasil, e vamos expandir esse time, contratando mais por aqui.
Quais foram os objetivos específicos para este evento?
O principal objetivo foi nos conectar com nossos clientes atuais. Somos uma empresa global — eu moro em Tel Aviv, Israel, então nem sempre posso encontrar nossos clientes pessoalmente. Além disso, o Brasil é um país enorme, então mesmo nossos times locais nem sempre se encontram com frequência.
Estamos aqui para conversar sobre os planos, sobre como trabalhamos juntos e como podemos crescer em parceria. Ao mesmo tempo, também queremos conhecer novos prospects e potenciais clientes que possam se beneficiar da nossa tecnologia e se tornarem parceiros. É isso que queremos alcançar aqui.
As alianças estratégicas entre operadores, fornecedores e empresas de pagamentos são muito importantes para o crescimento de toda a indústria?
Com certeza. A indústria de jogos sempre se destacou nisso. Se você observar os mercados mais maduros ao redor do mundo, verá que os operadores costumam se associar com as melhores empresas de tecnologia para oferecer a melhor experiência possível aos jogadores.
E isso também é algo que queremos fortalecer aqui — construir parcerias ainda mais sólidas com várias empresas de tecnologia com as quais já colaboramos e expandir essas parcerias.
Como você vê a integração de novas tecnologias evoluindo na indústria de jogos, especialmente com a IA?
A IA claramente está dominando o mundo. Todo mundo está tentando reduzir custos de produção com tecnologias mais eficientes e entregar soluções mais rapidamente ao mercado — seja conteúdo, integrações ou novas tecnologias.
Na Optimove, estamos sempre tentando inovar, desenvolver soluções melhores e realizar planos que tínhamos antes, mas que não podíamos executar porque a tecnologia ainda não existia.
Agora, isso já é possível — e temos projetos muito legais e empolgantes nesse sentido.
Como você avalia o desempenho da sua empresa no primeiro trimestre do ano? E quais são os planos para o restante de 2025?
Tivemos um crescimento muito expressivo na Optimove. Alcançamos 550 colaboradores globalmente neste trimestre. Estamos ampliando nossas parcerias com clientes estratégicos — expandindo essas contas, porque a Optimove pode oferecer muitas soluções diferentes para cada cliente.
Quando eles começam conosco, nem sempre adotam tudo de imediato. Mas com o tempo, vão incorporando mais e mais tecnologias — e isso ficou muito evidente no primeiro trimestre.
Também fechamos contratos com várias novas marcas — ou seja, novos clientes que começaram a trabalhar conosco.
E já que você mencionou, posso adiantar que estamos preparando um rebranding, que será lançado em junho deste ano!
Fonte: Exclusivo GMB