DOM 22 DE DICIEMBRE DE 2024 - 06:27hs.
KATE CHAMBERS, DIRETORA DA DIVISÃO DE JOGOS DA CLARION

"Em 2017 a indústria discutirá os requisitos essenciais para a entrada no novo mercado brasileiro"

(Exclusivo GMB) - Kate Chambers, Diretora da Divisão de Jogos Da Clarion, conversou conosco na ICE 2017 sobre as possibilidades brasileiras. '2017 no Brasil proporcionará mais oportunidades para discutir informações cruciais sobre requisitos comerciais e de produtos necessários para se preparar para a entrada em um novo mercado'.

Depois de uma grande edição em 2016, quais são as suas expectativas para 2017?
Cada ano, estabelecemos um plano estratégico de objetivos quando toda a equipe se reúne, fora do escritório, por alguns dias para falar sobre a marca e para moldar o nosso pensamento em torno do próximo evento. Nosso tema em preparação para 2017 foi "ganhos marginais" e como se todos nós aumentássemos nosso jogo em apenas 1%, o evento continuaria a melhorar e estabelecer novos padrões. Os números de comparecimento são o resultado final de um bom evento, mas não são o objetivo em si mesmo. Sempre tomamos uma visão de longo prazo e a métrica mais importante é a pesquisa pós-show que realizamos e, em particular, o resultado do nosso Índice Líquido de Promotor. Isso mede a disposição dos participantes para recomendar o evento a um amigo ou colega - quanto maior a pontuação, melhor o evento. Para responder ao seu ponto principal, eu quero entregar uma edição do ICE que as pessoas tenham desfrutado e que tenha contribuído de forma significativa para o seu negócio. Como isso pode se traduzir em números de visitantes é uma pergunta impossível de responder, eu tenho medo.

Quais são os destaques do ICE Totally Gaming deste ano? Quais são as características que a feira apresentará?
Uma marca do tamanho da ICE está em constante evolução para atender as necessidades da indústria. Como tal, há muitas, muitas mudanças e refinamentos que as pessoas vão experimentar. No entanto, a principal alteração diz respeito ao lançamento do ICE VOX, que substitui ICE Conferences. ICE VOX é mais do que uma mudança de nome: ele anuncia uma nova maneira de aprender e de rede. É um pouco não-conformista, desafia o status quo e a maneira pela qual todos nos aproximamos da troca de conhecimentos. Nós temos pisado fora da zona de conforto com ICE VOX e a resposta dos delegados e patrocinadores tem sido muito positiva. Estou ansioso para o feedback.


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Você pode delinear o "X Factor" em algumas frases?
Nós conversamos sobre isso dentro da equipe muitas vezes. É intuitivo e subjetivo, porque significa coisas diferentes para pessoas diferentes. O mais próximo que chegamos a uma definição é um momento Eureka, quando tudo simplesmente se desliza no lugar. O momento Eureka de cada pessoa é individual.

A Clarion anunciou que a ICE de 2017 será a maior em termos de registro. O que isso representa para os expositores, visitantes e para os organizadores?
Somos apenas guardiões da ICE e eu sempre disse que nosso legado é a criação de uma marca de jogos robusta que tem longevidade. Só faremos a ICE crescer se ela oferecer para todos os nossos stakeholders. Nunca iremos buscar o crescimento por causa do crescimento. 2017 é 5% maior do que 2016, por isso não estamos falando ganhos enormes. Crescer o show nos permitiu auxiliar nossos expositores existentes a crescer sua presença e acomodar novos expositores, dos quais temos 91 de 34 nações.

Quantos países serão representados no show?
Temos expositores de 67 jurisdições / estados soberanos, que é um recorde para a ICE. Em 2016, o número total de países representados pelos participantes foi de 150. Estes números tornam o ICE o evento de jogos mais internacional no calendário, por alguma distância.

Foi anunciado que o ICE 2017 está definido para ser um dos mais relatados em eventos na história da indústria de jogos. O que significa para você como organizadores?
Toda a minha equipe realmente valoriza o apoio dos meios de jogo internacionais. Eu sei o quanto eles têm contribuído para onde estamos agora. Nós nem sempre concordamos absolutamente tudo, mas espero que nunca caímos. A comunidade internacional de jornalistas de jogos estará na ICE em grande número, muitos com seus próprios estandes e estou muito feliz que David Snook da InterGame tenha aceitado nosso convite para abrir o show de 2017. David está comemorando, (se essa é a palavra certa!) 50 anos de reportagem sobre o ICE e seu antecessor, ATEI. Ele é o que eu definiria como um "amigo crítico" como todos os nossos colegas cujo trabalho é relatar sobre a indústria.

Novos mercados estão se preparando para desenvolver uma indústria de jogos. O Japão é um deles e a Clarion anunciou o Japan Gaming Congress (JgC). O que você pode me falar sobre isso? Você espera mais visitantes de lá na ICE 2017?
Em 2016, depois de quase 15 anos de deliberação, ficamos muito satisfeitos em ver o Japão passar o "projeto de lei de promoção" em dezembro passado, o que acarretaria o jogo de cassino no país e abriria o caminho para Resorts Integrados em grande escala. Com o Japão tornando-se uma das próximas superpotências de jogos de azar, é ótimo que a JgC ofereça a oportunidade para as partes interessadas juntarem-se a funcionários-chave do governo, grupos de jogos globais, construtores, instituições financeiras e especialistas legais, Uma vez que o evento proporcionará aconselhamento e experiências de primeira mão sobre os quadros regulamentares propostos. Com tal interesse no Japão, esperamos ter um maior número de visitantes da região, como eles olham para se conectar com fornecedores e operadores que serão chave no desenvolvimento bem sucedido de IRs nos próximos anos.

Como uma nova mídia brasileira eu devo perguntar sobre isso. Você teve uma grande experiência com o Congresso Brasileiro de Jogos (BgC) no ano passado. Qual é a sua visão e planos de futuro para este mercado? Você espera visitantes e expositores do Brasil na ICE 2017?
Sim, tivemos a sorte de executar dois BgCs bem sucedidos no ano passado, devido ao ritmo de mudanças legislativas. Foi ótimo ver uma série de empresas internacionais e locais se reúnem para discutir e debater o futuro do jogo no país. 2017 no Brasil proporcionará mais oportunidades para discutir informações críticas sobre requisitos comerciais e de produtos necessários para se preparar para a entrada em um novo mercado. Nós vimos um aumento constante nos participantes latino-americanos desde o nosso BgC inaugural de 2013 e vamos olhar para desenvolver ainda mais como o Brasil/América Latina progride.

Fonte: GMB