JUE 26 DE DICIEMBRE DE 2024 - 20:05hs.
Ronaldo Kos, head LatAm

“IDnow lançou uma moderna plataforma de orquestração KYC que integra diversos serviços no iGaming”

A IDnow apresenta ao mercado brasileiro uma nova plataforma de orquestração KYC, permitindo integração de serviços via API única, com fluxos personalizáveis e sem codificação. A ferramenta promete produtividade e agilidade, simplificando operações no mercado regulado de iGaming. É o que revela Ronaldo Kos, head LatAm da companhia, em entrevista exclusiva ao GMB.

 

Games Magazine Brasil – Quais são as novidades da IDNow para o mercado brasileiro de iGaming?
Ronaldo Kos –
A IDnow está trazendo para o mercado uma novidade fantástica. Além de todo o aprimoramento da nossa plataforma de KYC para o onboarding para atender à legislação brasileira e fechando novos clientes a cada dia, as novidades vão ser anunciadas em breve, mas posso adiantar algo. Estamos trazendo uma nova plataforma de orquestração (orchestration platform). Ela permite que, através de apenas uma API, conectemos uma série de serviços. Entre eles, o data checks e outros provedores de serviços até, inclusive, nossos companheiros da indústria de KYC que queiram ser redundância de alguns dos nossos clientes.

Essa nova plataforma, além da capacidade de ter vários serviços e produtos sob uma única API, tem o recurso de arrastar e soltar. Com isso, você pode criar um fluxo de KYC para uma plataforma específica e, caso queira mudar, não é necessário desenvolver de novo. Não tem coding envolvido: basta arrastar e soltar uma caixinha e muda o fluxo imediatamente. 

Também é possível copiar e colar vários fluxos diferentes para criar vários ambientes distintos para as marcas. Por exemplo, se você tem hoje um CNPJ com até três brands, cada uma delas pode querer ter um fluxo diferente. Você cria uma base para o CNPJ e transforma os outros três fluxos em específicos de forma muito rápida. 

 



Para o operador é uma ferramenta de produtividade e inteligência?
Sim, produtividade, inteligência e agilidade. Temos um ecossistema na indústria de jogos que envolve o operador, a plataforma de jogo e vários serviços que ficam integrados. Essas integrações são sempre complicadas, lentas e exigem adaptações e priorizações entre os envolvidos. 
A plataforma de orquestração da IDnow vem para facilitar isso, simplificando o trabalho da plataforma, do operador e dos provedores de serviço, criando todo esse ambiente de forma mais simples para todos os participantes desse setor.

 



Estamos às vésperas de começar um mercado regulado no Brasil. Tudo está pronto na IDnow?
100% preparado, só aguardando virar a chave. Testes foram feitos com vários clientes, sempre aprendendo e aprimorando. Ninguém é perfeito, mas estamos cada vez mais maduros no mercado brasileiro, trazendo a experiência de uma empresa alemã com 10 anos, tecnologia e adaptada ao Brasil. Oferecemos serviços com segurança, rapidez e parceria para os clientes brasileiros. 

Já com carimbo de aprovação por parte das certificadoras?
O processo de regulamentação no Brasil não exige certificação específica para empresas de KYC, mas esperamos que isso aconteça no futuro para garantir mais tranquilidade aos clientes ao escolherem um provedor. Atualmente, o que é certificado pelos laboratórios é a integração entre a plataforma e o fornecedor de KYC. 

 



A IDNow está pronta para colaborar e ajudar com informações técnicas para futuras certificações?
Totalmente. Acredito que as empresas de KYC e o mercado precisam se basear em pilares como educação e colaboração. É fundamental educar o jogador e o mercado, especialmente em um mercado novo como o regulamentado no Brasil. A IDnow trabalha apenas em mercados regulamentados, como na Europa e em outros países da América Latina. Sem colaboração entre operadores, provedores de serviço e reguladores, não haverá aprendizado e consenso. Essa colaboração é imprescindível para criar um ambiente saudável no Brasil.

Fonte: Exclusivo GMB