Games Magazine Brasil – Como vão os negócios da BMM na América Latina?
Susana Campana – Estamos tremendamente satisfeitos com a recepção que a BMM Testlabs teve no mercado latino-americano, não só no Brasil, mas também no Peru, na Colômbia, nas jurisdições latino-americanas reguladas em que estamos presentes.
Os negócios estão crescendo cada vez mais na região?
A verdade é que sim. A América Latina é um mercado tremendamente dinâmico, com um crescimento exponencial. Estamos apoiando não apenas os países já regulados, mas também os entes, ajudando-os a regular essas jurisdições, acompanhando-os para que se tornem mercados regulamentados de forma ágil e segura.
No Brasil, vocês foram um dos primeiros laboratórios aprovados pelo Ministério da Fazenda. O que isso representa para a BMM enquanto corporação?
A BMM é o laboratório de certificação mais antigo do mundo, com mais de 40 anos de história, e obviamente não poderia ser de outra maneira que fôssemos um dos primeiros laboratórios a receber autorização no Brasil. Como mencionei, a recepção que estamos tendo é maravilhosa e estamos apoiando e acompanhando muitos operadores e fornecedores de jogos na região para entrarem de maneira rápida e segura nesse novo mercado tão promissor.
Quais são os planos da BMM para o mercado do Brasil, que começa oficialmente em primeiro de janeiro?
Como já foi mencionado em outras entrevistas, a BMM tem planos de instalar um novo laboratório no Brasil. Atualmente, já temos representantes locais na região e estão trabalhando de forma muito rápida para montar o laboratório no Brasil, agilizando ao máximo os processos de certificação.
Além disso, seguiremos acompanhando e orientando tanto os reguladores quanto as empresas durante o primeiro ano de funcionamento do mercado brasileiro, pois, sendo um novo setor, o primeiro ano sempre requer certos ajustes e modificações. Estaremos lá para apoiar todos nesse período.
A BMM enfrentou dificuldades com o tema da regulamentação no Brasil ou é algo tranquilo para vocês, já que a companhia tem presença global?
Qualquer nova regulamentação sempre apresenta alguns desafios. Acho que o Brasil tem sido muito ágil e criterioso na definição das novas regulamentações. Evidentemente, como todos comentam, há certas dúvidas ou pontos que precisam de esclarecimentos por parte do órgão regulador, mas a resposta tem sido ágil.
Estamos apresentando nossas dúvidas em relação à regulamentação, e estão respondendo de forma rápida. Além disso, estão compartilhando publicamente com todos os envolvidos no portal de regulamentação. Estamos com tudo em andamento e, se tudo correr bem, começaremos a operar com nossos clientes no mercado brasileiro em primeiro de janeiro, sem problemas.
Enquanto não é inaugurado o laboratório no Brasil, vocês atenderão a partir de qual dos seus laboratórios ao redor do mundo?
O laboratório do Brasil se concentrará principalmente no mercado brasileiro, mas também dará apoio ao mercado latino-americano como um todo e, se necessário, será mais um dos 16 laboratórios que temos ao redor do mundo. Temos laboratórios no Peru, na Europa, na Austrália, na Indonésia, em Singapura e Macau, entre outros. Será mais um laboratório que apoiará o setor digital e, possivelmente, o setor físico assim que a regulamentação no Brasil estiver em pleno funcionamento.
Quando o laboratório da BMM no Brasil será inaugurado?
A inauguração é iminente, mas ainda não temos uma data exata. Será em 2025 com certeza, mas ainda não temos uma data definida. Estamos avançando com isso, mas a abertura de um laboratório requer procedimentos e processos muito seguros que não podemos ignorar. Precisamos avançar de forma segura, mas com a maior rapidez possível. Garanto que será em 2025.
Fonte: Exclusivo GMB