MAR 14 DE ENERO DE 2025 - 13:03hs.
Vanda Silva, diretora corporativa

“Para a Clever Advertising, regionalização é essencial no imenso mercado de iGaming do Brasil”

Nesta entrevista ao GMB, Vanda Silva, diretora corporativa da Clever Advertising, destacou a importância do mercado de afiliados no Brasil, ressaltando sua complexidade regional. Ela enfatizou a necessidade de uma abordagem localizada para alcançar diferentes estados e nichos. Com 15 anos de experiência, a companhia se adapta às particularidades brasileiras, apostando na segmentação e regionalização para alcançar o sucesso.

 

Games Magazine Brasil - O que significa o mercado de afiliados para Clever no Brasil?
Vanda Silva
- O Brasil é um mercado enorme, está na cabeça de todas as pessoas, todas as marcas e todos os afiliados. São 220 milhões de pessoas, um setor em clara ascensão, num processo de regulamentação e, portanto, é de extrema importância e muito estratégico para a Clever.

Com 15 anos de atuação, quais são as diferenças que você vê entre o mercado brasileiro, que está começando agora, com outros já consolidados?
Eu acho que a principal diferença e barreira que tivemos quando chegamos aqui foi não poder tratar o Brasil como um país único, tendo 220 milhões de pessoas. São 27 estados, todos muito diferentes. É preciso uma abordagem bem localizada e bastante direcionada para cada estado e cada nicho dos consumidores.

Para quem trabalha com afiliação, localizar e regionalizar é algo muito comum. Para vocês foi assim no Brasil?
Inicialmente, não. Há muitos anos, quando chegamos ao Brasil, tentamos uma abordagem generalista, mas facilmente percebemos que é um mercado muito grande, com muitas diferenças entre cada estado. Nós começamos a perceber a primeira diferença com o idioma português, pois nós usávamos o de Portugal, que é diferente. Eu não posso estrategicamente me comunicar com o português de Portugal, eu devo usar o do Brasil. Portanto a regionalização é essencial para chegar à diferença de cada estado e a cada nicho no segmento.

 



Vocês têm cumprido com isso e conseguido superar os objetivos da Clever?
Sim, tem sido muito importante trabalhar com os nossos parceiros e usar estratégias de segmentação da nossa comunicação direcionada a cada estado. E mesmo nas outras áreas onde atuamos, no SEO, no PPC, no mercado de influencers, temos trabalhado também esta regionalização.

A Clever tem as principais ferramentas para engajar novos usuários e trazer realmente clientes para os seus parceiros?
Os nossos números mostram que sim e queremos continuar trabalhando neste mercado agora, após este grande regulamentação que está acontecendo neste momento.

Quando isso efetivamente acontecer, quais são os planos da Clever Advertising?
A Clever Advertising trabalha em todos os mercados regulados do mundo e, portanto, está preparada e tem as ferramentas para se adaptar ao que a regulamentação disser, e ainda às leis que vierem para a publicidade. Portanto, nós estamos ansiosos à espera do que vier e estaremos prontos para nos encaixar e continuar a vingar neste mercado.

Os parceiros de vocês já estão sabendo de toda essa disposição em atuar cada vez mais fortemente no mercado brasileiro?
Claro que sim. Nós trabalhamos bem próximos de todas as marcas com quem temos parcerias e, portanto, sim, nós estamos aqui trabalhando com várias empresas no mercado.

Quais são os principais mercados para Clever hoje, além do Brasil, onde vocês já atuam?
Na LatAm, o Brasil e todos os países da região são muito importantes para nós. Nós temos uma presença também vinculada ao mercado europeu e africano. Ou seja, o nosso plano é continuar ir pelo mundo afora.


Fonte: Exclusivo GMB