Games Magazine Brasil - Como a RubyPlay se prepara e como se adequa às regras de compliance para esse mercado que se abre?
Amanda Slonzon - Nós estamos preparados, porque levamos o compliance aqui no peito, no coração. Para nós, é muito importante regulamentar. Estamos também preparando o nosso produto para apoiar os operadores para poder entrar no mercado regulamentado de acordo com a lei que saiu recentemente.
Nosso produto vai ter toda a regulamentação que tem de ser feita e vamos certificar os jogos com as entidades credenciadas, com os laboratórios, temos parceiros, então vai dar tudo certo. Nós estamos fazendo de tudo para poder estar prontos para esse momento.
Houve dificuldades para entender as regras impostas pelo Ministério da Fazenda? Há necessidade de alterações em seus processos e produtos?
Algumas alterações e configurações nós já temos. Nossa plataforma é bem flexível, nosso produto é bastante adaptável e já implementamos tudo que precisamos. E, claro, temos um pessoal bem capacitado, que já está preparado para fazer isso.
Dificuldades sempre há, porque é uma questão de interpretar requerimentos, já que a lei brasileira é bem particular, bem elaborada e o Ministério da Fazenda está super preocupado em entender todos os detalhes. Nós estamos acompanhando. Claro que nunca é um trabalho fácil, senão não teria necessidade de compliance, mas é importante regulamentar e preparar o produto.
A propósito de compliance, como está o relacionamento de vocês com os laboratórios que foram habilitados no Brasil e como tem sido a adaptação a todas essas regras?
Nós já temos um relacionamento com os laboratórios de longa data, eu estou há 10 anos na indústria, então isso facilita. Temos uma troca muito legal, está todo mundo trabalhando pela regulamentação, só temos a ganhar. É muito bom ter esse contato com eles. Usamos um laboratório da nossa confiança, que já está olhando nossos jogos e fazendo os testes, então isso é positivo, está legal.
O governo está atendendo as expectativas de vocês enquanto desenvolvedores, fornecedores primários do setor?
Nesse caso é muito mais através dos operadores. A colaboração com os nossos clientes é muito importante sem falar nos parceiros também. Como são os operadores que aplicam para a licença, são eles que estão mais em contato com o governo.
Mas toda a informação está disponível para nós. Conseguimos acesso a tudo e facilita o fato de ter pessoas que falam português do Brasil, e por isso não precisamos confiar em traduções e perder tempo em fazer tudo isso. Ou seja, estamos nos sentindo bem apoiados pelos nossos clientes e parceiros. Existe uma troca bem interessante, já que todos estão preocupados com a regulamentação. Todo mundo quer estar preparado para o primeiro dia, por isso é tudo positivo.
Como uma profissional como você mesma disse, com 10 anos de experiência na área de compliance, há alguma recomendação para os operadores para que eles estejam atentos ao utilizar os produtos da RubyPlay?
Minha recomendação é sempre a troca, por isso vamos ser honestos, transparentes. Acho que isso é muito importante e eles são muito abertos para esta troca, para esta conversa, a sugestões e perguntas.
Para nós vai ser supertranquilo porque já estamos preparados. Nós vamos deixar tudo de acordo e vamos ganhar o mercado regulamentado. A preocupação maior é com o jogador. Entender que ele é nossa principal missão. Temos de cumprir com as regras que estão sendo impostas pelo Ministério e vamos fazer business.
E os usuários finais, os jogadores, podem se sentir confiantes com os produtos RubyPlay?
Absolutamente! Nós vamos trazer muitas novidades para o mercado.
Fonte: Exclusivo GMB