JUE 28 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 19:38hs.
PL da deputada Jandira Feghali

Novo projeto de lei visa destinar 3% das loterias para o financiamento da cultura

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o PL 1518/21, que cria uma política nacional permanente de fomento ao setor cultural brasileiro, executada de forma descentralizada, nos estados, municípios e Distrito Federal, com recursos federais. A autora do projeto, deputada Jandira Feghali, propõe no art. 12 que 3% da arrecadação das loterias federais seja destinada ao programa, assim como recursos provenientes da arrecadação da Loteria Federal da Cultura, a ser criada por lei específica.

Novo projeto de lei visa destinar 3% das loterias para o financiamento da cultura

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Somente no primeiro ano da lei estão previstos R$ 3 bilhões para os entes federativos. O PL 1518/21 tramita na Câmara dos Deputados e será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Cultura, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça.

A Política Nacional Aldir Blanc é inspirada na lei aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado que garantiu auxílio-emergencial, recursos para manutenção de espaços culturais e programas de fomento ao setor cultural, durante a pandemia (Lei Aldir Blanc).

A lei foi um marco na política pública de cultura do Brasil. Por isso, entendemos que ela precisa ser um parâmetro permanente, não pode parar numa visão emergencial”, afirma a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), uma das autoras da proposta.

Beneficiários

De acordo com o projeto, a Política Nacional Aldir Blanc tem como beneficiários entidades e pessoas físicas e jurídicas da área cultural.

Os recursos aplicados pela política poderão ter diversos fins, como produção de obras de caráter artístico-cultural; realização de exposições, festivais e feiras, no País e no exterior; concessão de prêmios e bolsas de estudo; formação de agentes culturais e aquisição de obras artísticas para distribuição pública.

Fontes

O texto prevê que os recursos federais colocados anualmente na Política Nacional Aldir Blanc terão diversas fontes, entre elas 3% da arrecadação bruta dos concursos de prognósticos e loterias federais e valores provenientes da arrecadação da Loteria Federal da Cultura, a ser criada por lei específica.

Fonte: GMB / Agência Câmara de Notícias