Ortiz, ao lado de seus supostos co-conspiradores, é acusado de conspiração criminosa, fraude e lavagem de dinheiro.
A Procuradora-Geral Adjunta Yeni Berenice Reynoso destacou o mérito das investigações conduzidas pelo Ministério Público, afirmando que a decisão deu peso adicional à gravidade das acusações contra os envolvidos no suposto golpe.
Em maio, a Loteria Nacional da República Dominicana anunciou que havia realizado uma investigação de sete meses sobre fraudes relacionadas à loteria, inicialmente envolvendo um sorteio suspeito ocorrido naquele mês. A loteria chefiada por Luis Maisichell Dicent disse que analisará até 100 sorteios realizados nos últimos dez anos.
Em junho, os acontecimentos tomaram um rumo inesperado quando o próprio Dicent foi preso depois que o Ministério Público o acusou de planejar e orquestrar o golpe.
O Ministério da Justiça disse em um comunicado que Luis Dicent e os presos por meio da Operação 13 minaram “o sonho dos dominicanos que confiavam que um dia a sorte os tocaria e eles poderiam se beneficiar dos prêmios da Loteria Nacional”.
Em 1º de maio, o grupo de réus teria realizado um sorteio fraudulento. De acordo com os promotores, Valentina Rosario fingiu extrair o número 13 como um acumulado.
O legislador Máximo Castro Silverio disse desde então que está trabalhando em um projeto de lei para fechar a Loteria Nacional e todas as loterias por até sete meses. O projeto permitiria a uma comissão nomeada pelo Executivo revisar a loteria e reduzir o número de modalidades lotéricas.
Fonte: G3 Newswire