MIÉ 27 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 22:25hs.
Blog GLI

Como as loterias latino-americanas estão se adaptando à modernização?

Georges Didier, Representante de Relações Governamentais e Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da Gaming Laboratories International (GLI), analisa no último post do blog da empresa como os operadores de loteria da região estão trabalhando para se adaptar aos tempos atuais e futuros. “As loterias da América Latina continuarão avançando, crescendo e se modernizando, adaptando-se às diferentes realidades e avanços tecnológicos”, afirma Didier. Leia o artigo completo aqui.

Fonte: Blog da GLI

 

A América Latina é uma região que mantém viva sua cultura, seus costumes e suas raízes, e as loterias não são exceção.

Desde o primeiro sorteio realizado no México em 1771 pela Loteria Real da Nova Espanha (hoje Loteria Nacional do México), muitos países da região fizeram o mesmo, como Uruguai (1819 através da Loteria do Hospital de Caridade), Costa Rica (1845 através da Junta de Caridade), El Salvador (1870 através da Loteria do Hospital), Equador (1894 através da Junta de Caridade), entre outros, todos com uma finalidade social em comum.

Ao longo dos anos, temos visto quantas loterias mantêm seus costumes nos sorteios, como as Crianças Cantantes no México que continuam a “cantar” os números sorteados na Loteria Nacional, no entanto, também vemos como as loterias estão se adaptando aos avanços tecnológicos com novos jogos, a profissionalização da operação e gestão, a digitalização dos processos e a padronização dos mecanismos de controle.

Enquanto algumas loterias mantêm vivos seus tradicionais jogos pré-impressos (que em vários países representam a maior receita), outras estão passando por um processo de transformação e digitalização em suas diferentes verticais de negócios e jogos.

O progresso tecnológico tem impulsionado as loterias a oferecer uma diversidade de jogos por meio da internet e aplicativos móveis que buscam captar um novo segmento da população que procura por jogos mais dinâmicos, interativos e de resolução imediata ou de curto prazo.

É importante destacar o papel fundamental desempenhado pelas Associações de Loterias (ou Federações) que foram criadas para uni-las, seja localmente (por exemplo, FEDELCO na Colômbia ou ALEA na Argentina) ou internacionalmente, omo CIBELAE na América Latina. Essa união permite uma sinergia entre as entidades, e permite que elas compartilhem suas experiências, conquistas, sucessos, fracassos, planos, projeções e possível cooperação entre elas.

A modernização fez com que diversas loterias implementassem novas modalidades de jogos por conta própria ou através de revendedores/fornecedores, o que permite trazer a modernidade e o dinamismo que esta atividade exige. As loterias não são alheias à implementação de controles e cada vez mais exigem que seus fornecedores ou concessionárias certifiquem seus produtos para garantir um jogo justo, transparente, integrado, aleatório, seguro e auditável.

Na GLI, sabemos da importância de os jogos serem devidamente certificados e por isto tornamos públicas para a indústria nossas normas técnicas, que podem ser consideradas como um requisito a ser atendido ou como base para a elaboração de requisitos técnicos que os jogos, sistemas ou dispositivos de jogos devem atender.

Como as loterias têm finalidades sociais para beneficiar os cidadãos, o conceito de jogo responsável é outra parte relevante do plano de ação que as organizações já vêm realizando há vários anos. O principal objetivo é a proteção dos vulneráveis, a prevenção do jogo problemático e a proibição do jogo por menores. Na região, existem diversas loterias que implementaram programas de jogo responsável, e outras que foram mais longe e obtiveram uma certificação de seu programa de acordo com o Marco de Jogo Responsável da World Lottery Association. Isto demonstra a preocupação que as loterias têm com sua integridade, reputação e o impacto que suas operações podem ter na população em geral.

Outro conceito importante que preocupa cada vez mais as loterias é a segurança da informação. Várias loterias já possuem a certificação ISO27001, e outras também possuem uma certificação de acordo com as Normas de Segurança da World Lottery Association. Os membros do comitê de segurança da World Lottery Association pertencem às loterias da América Latina. A GLI oferece serviços de segurança da informação para o setor de loterias com auditores reconhecidos e endossados pela WLA. Nossos auditores têm conhecimento e experiência na área, o que significa que cada auditoria que realizamos é realizada por especialistas da indústria.

As loterias da América Latina continuarão avançando, crescendo e se modernizando, adaptando-se às diferentes realidades e avanços tecnológicos, sempre com o mesmo propósito social que tiveram desde sua criação, e nós da GLI continuaremos a fazer parte deste caminho de evolução!

Georges Didier
Representante de Relações Governamentais e Desenvolvimento de Negócios da GLI para a América Latina