A Camelot, que administra a loteria desde sua criação em 1994, foi nomeada candidata de reserva e continuaria em seu papel caso a Gambling Commission não conseguisse finalizar um acordo com Allwyn.
A seleção da Allwyn segue um processo de licitação competitivo que também envolveu a The New Lottery Company e a italiana Sisal, além da Camelot. Relatórios do mês passado afirmaram que o regulador já havia decidido sobre a Camelot, mas a Comissão rapidamente descartou as alegações como “imprecisas”.
O executivo-chefe da Comissão de Jogos de Azar, Andrew Rhodes, disse que o número de licitantes é uma evidência de que o processo de licitação foi bem conduzido.
“Em sua vida, a Loteria Nacional arrecadou mais de £ 45 bilhões para boas causas e é justamente vista como um grande patrimônio nacional. Nossa prioridade era realizar uma licitação que atraísse um forte campo de candidatos. Tendo recebido o maior número de inscrições desde 1994, é claro que conseguimos exatamente isso”, afirmou Rhodes.
“Estou confiante de que o sucesso da competição levará a uma quarta licença altamente bem-sucedida – uma que maximiza os retornos às boas causas, promove a inovação, cumpre nossos deveres estatutários e que, em última análise, protege o status único da Loteria Nacional”, Rhodes adicionou.
John Tanner, diretor executivo da Gambling Commission e responsável sênior pela competição de licenças, disse que todas as quatro ofertas foram impressionantes. O regulador também observou que todas as quatro empresas foram consideradas “aptas e adequadas” para administrar a loteria.
Allwyn, observou a Gambling Commission, havia se comprometido a investir na loteria, o que proporcionaria crescimento e inovação em seus produtos e canais. Isso, por sua vez, aumentaria as contribuições para boas causas, disse o regulador.
“Estou confiante de que o sucesso da competição levará a uma quarta licença altamente bem-sucedida – uma que maximiza os retornos às boas causas, promove a inovação, cumpre nossos deveres estatutários e que, em última análise, protege o status único da Loteria Nacional”, Rhodes concluiu.
Com o candidato preferencial selecionado, começa agora um “período de suspensão legal”. Nesse período, todos os candidatos podem “considerar o resultado da competição e dar feedback sobre sua inscrição” antes que a Comissão celebre um acordo legal com a Allwyn.
Com este acordo assinado, a Allwyn será considerada a “licenciada entrante” e terá início o período de implementação da nova licença.
A licença anterior, detida pela Camelot, estava inicialmente programada para expirar em agosto de 2023, mas foi adiada por seis meses no ano passado.
Fonte: iGB