MIÉ 27 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 20:37hs.
Coordenada pelo deputado federal Darci de Matos (PSD-SC)

Frente Parlamentar defenderá interesse dos lotéricos no Congresso Nacional e Caixa

Foi relançada nesta quarta-feira, 16, a Frente Parlamentar em Defesa dos Lotéricos, organismo que reúne quase 200 deputados e senadores. O objetivo do grupo, coordenado pelo deputado Darci de Matos (PSD-SC), é valorizar a atividade das lotéricas e ser a ponte entre a Febralot, Congresso Nacional e Caixa Econômica Federal. Entre as ações mais imediatas está a aprovação de uma PEC para disciplinar permissões de serviços públicos por prazo indeterminado.

Deputados federais, senadores, dirigentes da Caixa Econômica Federal e dos diretores da Febralot – Federação Brasileira das Empresas Lotéricas e de sindicatos estaduais da categoria, estiveram reunidos em Brasília nesta quarta-feira, 16, para relançar a Frente Parlamentar em Defesa dos Lotéricos.

Além de defender os pleitos dos lotéricos, por intermédio da Febralot, a Frente Parlamentar será uma ponte entre a entidade, o Congresso Nacional e a Caixa Econômica Federal.

O objetivo da Frente será valorizar a atividade dos lotéricos, discutir valores pagos pelos serviços bancários oferecidos pela rede, segurança dos estabelecimentos e formas de custeio para os carros-fortes, entre outros temas do cotidiano da categoria.

O trabalho mais árduo será aprovar uma proposta de emenda à Constituição (PEC 142/2015), que trata de disciplinar as permissões de serviços públicos por prazo indeterminado. Discutido em diversas oportunidades na Câmara dos Deputados, a PEC inclui um artigo que define que “os termos de credenciamento ou permissão de serviços públicos disciplinados por lei específica que à época da promulgação da Constituição Federal estavam vigorando por prazo indeterminado poderão ter prazo e condições fixados em contrato, independentemente de licitação, assegurando-lhes renovação por igual período, findo o qual o serviço deverá ser licitado”.

Entre os parlamentares que se manifestaram em defesa da rede, o deputado Vermelho (PSD-PR) disse que os lotéricos representam um importante segmento da sociedade. “Quando você tem um cidadão da lotérica na cidade, ele conhece seu cliente pelo nome. Está mais próximo e dá um atendimento mais caloroso e humanitário. O trabalho social e aquilo que vocês representam é indiscutível e nós, no Parlamento, temos de entender as demandas de vocês e trazer para o Parlamento e transformar em lei aquilo que pode melhorar os anseios e as necessidades de vocês. A Frente Parlamentar nada mais é do que a representação dos lotéricos”, afirmou.

 

 

Jodismar Amaro, presidente da Febralot, pediu que a Caixa Econômica Federal se manifestasse mais em favor da rede lotérica e da importância da parceria para o atendimento da sociedade brasileira. Ao mesmo tempo, solicitou um estudo da CEF sobre a rentabilidade da rede lotérica, “pois temos vários problemas de queda na rentabilidade entre outras coisas pelo PIX, que a Caixa direcionou muitas pessoas para suas agências e as lotéricas hoje em dia estão vazias. Precisam ser feitos estudos para trazer esse público de volta para dar o equilíbrio econômico-financeiro que perdemos”, pleiteou.

Sobre o rumor de novas licitações para ampliar a rede lotérica, Jodismar disse que “é impossível que se faça licitação sem a recuperação da rentabilidade e um estudo com a participação da Federação. Não tem mais cabimento na democracia deste país que a Caixa atue sem que a federação que representa os interesses da rede não possa participar. Reivindicamos a palavra à Febralot no caso de um estudo para novas licitações”, defendeu.

O vice-presidente da CEF, Celso Leonardo Barbosa, afirmou que a recriação da Frente Parlamentar é muito importante para que todas as solicitações da rede lotérica sejam bem encaminhadas em todos os níveis de poder.

Celso Leonardo se colocou à disposição de Jodismar para que os desafios propostos pelo presidente da Febralot serão levados em consideração e que “conversaremos de perto para que os pleitos sejam atendidos, pois sabemos que a Família Caixa está muito bem representada pelos lotéricos”.

 

 

Segundo ele, “queremos reforçar o plano de atuação e fortalecer a atuação dos lotéricos e vamos deixar claro que eles estão e continuarão sendo apoiados. Não serão feitas licitações antes do plano de fortalecimento dos atuais lotéricos e não ampliaremos a rede antes que tudo isso seja equacionado”, garantiu.

O vice-presidente disse que a atual gestão da CEF está atenta à criação de novos produtos, para garantir ainda mais a arrecadação e o fluxo nas lotéricas. “Vamos lançar ainda no primeiro semestre a Milionária, cujos estudos estão avançados, para se somar à Mega da Virada como os dois grandes produtos focados no aumento da arrecadação e na rentabilidade das lotéricas. Faremos o lançamento e um marketing poderoso sobre essas modalidades”, destacou.

Em sua manifestação à rede, Jodismar Amaro deixou claro que “tenho certeza, lotéricos, que nossa força é a união. Sem nossa união não somos nada. Mantenham a confiança na Federação e nos seus sindicatos. Mantenham-se unidos que vamos conseguir tudo o que necessitamos para elevar essa categoria ao nível que ela merece”.

Fonte: GMB