MAR 26 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 03:48hs.
Organizado pela EL e WLA

Importante presença da Loterias Caixa no Seminário sobre Sustentabilidade e Jogo Responsável em Oslo

Organizado pela EL e WLA, a Corporação Estatal Ibero-Americana de Loterias e Apostas (Cibelae) teve uma participação enriquecedora de funcionários de algumas de suas loterias membros no recente Seminário sobre Sustentabilidade e Jogo Responsável, realizado em Oslo, Noruega. O evento foi organizado pela European Lotteries (EL) e pela World Lottery Association (WLA). A Loterias Caixa teve dois representantes importantes no evento.

Importante presença da Loterias Caixa no Seminário sobre Sustentabilidade e Jogo Responsável em Oslo

Da esquerda para a direita: Fábio Valente (Jogos Santa Casa), Rafael Bonfim (Loterias CAIXA), Oscar Castro Villar (Grupo Social ONCE), Fernanda Proença (Loterias CAIXA) e Camila Rojas (Loteria de Concepción).

Este evento, realizado em Oslo, de 27 a 29 de setembro, e com participantes de mais de 40 países, teve como foco dois temas fundamentais: a normalização do jogo responsável e a adaptação do setor de loterias à nova normalidade em termos de sustentabilidade.

Camila Rojas Vega, engenheira de produtos da Loteria de Concepción (Chile), e Fernanda Proença, consultora principal da Loterias CAIXA (Brasil), foram beneficiárias de bolsas concedidas pela WLA à Cibelae para participar deste importante evento.

Em Oslo, elas se juntaram a outros representantes de loterias da Ibero-América, incluindo Oscar Castro Villar, diretor-geral da Total Gaming Systems (Grupo Social ONCE - Espanha) e membro da comissão técnica de Responsabilidade Social e Jogo Responsável da Cibelae; Fábio Valente, da Jogos Santa Casa (Portugal); e Rafael Bonfim, das Loterias CAIXA (Brasil).

Especialistas compartilham perspectivas

O seminário contou com palestrantes de destaque, incluindo Sally Gainsbury, especialista em psicologia; Sophie Massin, renomada economista; e Lise Klaveness, presidente da Federação Norueguesa de Futebol (NFF). Suas apresentações buscaram fornecer insights valiosos sobre diversos aspectos, como a normalização do jogo com risco reduzido, os custos sociais associados às loterias e a promoção da diversidade e inclusão na indústria.

Sally Gainsbury, professora de Psicologia e diretora da Clínica de Tratamento e Pesquisa do Jogo da Universidade de Sydney, destacou a situação urgente do jogo problemático como uma questão de saúde pública. Sua pesquisa tem sido fundamental no desenvolvimento de políticas para mitigar os danos causados pelo jogo e na exploração do papel da tecnologia nesse contexto. Ela enfatizou a importância do jogo com risco reduzido para garantir uma indústria sustentável.

 



Sophie Massin, professora de Economia na Universidade de Lille, na França, destacou o valor social do jogo. Ela jogou luz sobre a importância de criar um campo de jogo equitativo, especialmente em esportes como o futebol, que são de grande relevância para meninas e mulheres.

Lise Klaveness, a primeira mulher presidente da Federação Norueguesa de Futebol e a primeira comentarista especializada em televisão durante uma Copa do Mundo masculina, fez um discurso inspirador que marcou o final do seminário.

Um chamado à ação: novas diretrizes de sustentabilidade da EL

O evento também serviu como palco para a apresentação oficial das Diretrizes de Sustentabilidade da EL e os próximos passos da Iniciativa Ambiental da EL.

Moderado por Laura Da Silva, diretora de Sustentabilidade na DigitalRG.com, e Carly Grace Allen, designer de Experiência de Usuário na Norsk Tipping, o evento deixou os participantes inspirados a moldar a indústria de loterias de acordo com a nova normalidade do jogo responsável e sustentável

 

Fonte: GMB