JUE 19 DE SEPTIEMBRE DE 2024 - 13:28hs.
Hospitais, creches e Polícia Militar

Loteria Mineira completa 100 anos de fundação focada na assistência social

A Loteria do Estado de Minas Gerais completou nesta quarta-feira, 2 de agosto, 100 anos de atividade ininterrupta em apoio e promoção do bem-estar social e programas nas áreas de assistência, desportos, educação, saúde e desenvolvimento. Ao longo de um século, a LEMG, como é carinhosamente chamada, vem se modernizando e buscando as melhores práticas do mercado.

A Loteria Mineira, como também é conhecida a autarquia, é uma instituição pública altamente rentável e geradora de recursos, além de ter conquistado a simpatia da população mineira. Aos 100 anos, a empresa tem demonstrado uma especialização no segmento de loterias que já é uma referência em todo o Brasil. Inteiramente independente de verbas do governo estadual, a LEMG é um dos poucos órgãos que, além de autônomo, é um centro de arrecadação de recursos para importantes obras sociais.

Desde sua criação, a Loteria Mineira é instrumento de geração de empregos, de renda e de circulação econômica para o Estado de Minas Gerais. Ao destinar parte do lucro obtido com os jogos às obras sociais do Governo, a LEMG proporcionou a inauguração de escolas, creches, hospitais, além de obras de saneamento e urbanização em Minas Gerais.

Na atual gestão, a Loteria Mineira já destinou mais de 80 milhões de reais para financiamento de programas executados pelas Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e pela Polícia Militar do Estado.

Recursos arrecadados com a exploração dos jogos lotéricos pela Loteria Mineira ajudaram no enfrentamento à pandemia de covid-19 no estado. Foram destinados R$ 33 milhões ao Fundo Estadual de Saúde (FES) para financiar ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Saúde.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por sua vez executou R$ 12,5 milhões em programas de assistência social com recursos da Loteria.

Além disso, ainda foram adquiridas viaturas designadas para a atividade de inteligência, aquisição de 106 rádios digitais móveis e modernização do Centro de Processamento de Dados da PM.

Outro exemplo de programa social executado com recursos da Loteria Mineira, foi o “Liberdade em Ciclos”, onde trinta custodiadas do sistema prisional mineiro estão produzindo absorventes higiênicos e fraldas descartáveis para bebês e idosos em unidades prisionais.

A distribuição dos itens está sendo gratuita e destinada às escolas públicas e instituições carentes. O projeto é uma parceria entre o Departamento Penitenciário de Minas Gerais e a Loteria Mineira. Os itens estão sendo produzidos na Penitenciária de Belo Horizonte e no Presídio de Timóteo, no Vale do Rio Doce. A expectativa é que sejam produzidos dentro das duas unidades prisionais 132 mil itens por mês.

Mediante a exploração de jogos lotéricos e similares no Estado, incluindo o jogo eletrônico por meio físico e digital, a Loteria Mineira tem sido uma referência de boas práticas no mercado lotérico e uma referência para outros estados que buscam a implantação de suas loterias. As receitas caracterizam uma importante fonte de receitas para financiar as subvenções sociais, que inclusive integram o orçamento anual e asseguram direitos básicos relativos à assistência social aos vulneráveis socialmente, por ela assistidos.

Ao comemorar 100 anos, a Loteria Mineira afirma que “continuará na busca do cumprimento dos seus valores, pela Responsabilidade Social, Transparência, Ética e na Excelência na exploração de Jogos Lotéricos e Similares”.

Fonte: GMB