VIE 27 DE DICIEMBRE DE 2024 - 16:06hs.
80 clubes

Comissão de Assuntos Econômicos do Senado analisa mudança em distribuição de recursos da Timemania

Após audiência pública agendada para às 10h de terça-feira (26), a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado pode votar projeto de lei que altera regras de distribuição entre os clubes de futebol de recursos oriundos da loteria Timemania. A modalidade é composta por 80 times e os recursos são divididos entre aqueles que participam e os que não disputam as séries A, B e C do Brasileirão sem levar em conta a votação como “time do coração”.

De acordo com o PL 3.723/2021, do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), a distribuição dos recursos advindos de cada sorteio será proporcional à indicação marcada como "time do coração" pelos apostadores.

Atualmente, a distribuição dos recursos da Timemania privilegia os clubes que disputam as séries A, B e C do futebol brasileiro, que dividem entre si 22% do arrecadado. Já os demais times da Timemania, que não disputam as séries A, B ou C, dividem entre si apenas 11% do arrecadado, junto com os times das séries A, B e C, e sem levar em conta a votação como "time do coração". A Timemania é composta por 80 clubes.

Segundo Veneziano, o atual critério prejudica equipes como o Treze, da Paraíba, que apesar de ser o 19º entre os mais votados como "time do coração", arrecada menos por quase nunca jogar as séries A, B ou C do Campeonato Brasileiro. O relator, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), apresentou parecer favorável à proposta.

A matéria já havia sido analisada anteriormente na Comissão de Esporte (CEsp) do Senado, tendo sido aprovado o relatório de Romário (PL-RJ) à época.

Além da redistribuição dos valores arrecadados, o PL 3.723 também determina que a Caixa Econômica Federal deverá reabrir, a cada dois anos, o processo de adesão dos clubes à Timemania.

Fonte: GMB / Agência Senado