O Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte deu início às festividades pelo aniversário dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, com atrações especiais e atividades gratuitas para a população mineira, desde fevereiro deste ano.
Em junho, mês conhecido pela intensificação das celebrações italianas devido à solenidade dedicada à República italiana, as atrações estão ainda mais especiais. Até o fim do ano, uma série de eventos culturais irá celebrar também este importante marco histórico.
Hoje (4), o Consulado irá apoiar a pré-abertura do festival “Vinho e Jazz 2024” em Tiradentes, com uma apresentação da cantora italiana Cinzia Tedesco, no Teatro Cultural Yves Alves.
O evento faz parte das comemorações e o Grupo MSL (Mineira da Sorte Loteria), composto pela gigante italiana de jogos lotéricos IGT, irá apoiar e desenvolver ações para os próximos eventos promovidos pelo Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte.
Radicado no Brasil, o italiano Roberto Quattrini, CEO do MSL, conta que é um dos objetivos do grupo estimular e fortalecer ainda mais essa relação entre os dois países.
“Os italianos desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento econômico do Brasil. Estaremos, com a Raspadinha®, apoiando os eventos de comemoração dos 150 anos da imigração no país e da Festa da República, estimulando sempre essa união tão frutífera entre as duas nações”, conta Roberto.
Com um show inspirado na produção do Maestro Giacomo Puccini (1858-1924), um dos maiores compositores operísticos da Itália, Cinzia fará um tributo ao artista em formato Ópera Jazz. Reconhecida pela originalidade, a cantora mescla as árias de tenor e soprano, transformando canções já conhecidas do público em uma interpretação pessoal e moderna.
Acompanhada por Pietro Iodice na bateria, Pino Jodice no piano, além da participação de outros artistas brasileiros, a apresentação promete comover os presentes com melodias originais e improvisações de jazz.
Minas Gerais foi o terceiro estado a receber mais imigrantes italianos no país. Em números, estima-se que tenham chegado à região, de 1874 a 1920, cerca de 80 mil pessoas, conforme informações do historiador Anísio Ciscotto. E em 2024, os mais de 30 milhões de descendentes do país da bota, residentes no Brasil, comemoram os 150 anos da imigração italiana no país.
Fonte: GMB