MAR 7 DE ENERO DE 2025 - 18:37hs.
Operadora dos jogos Trem das 11 e Raspadinha®

Mineira da Sorte Loteria recebe certificação de jogo responsável da World Lottery Association (WLA)

A Mineira da Sorte Loteria (MSL), responsável pela operação dos jogos Raspadinha® e Trem das 11 em Minas Gerais, recebeu a prestigiosa certificação da World Lottery Association (WLA) nível 2, que a reconhece como uma das poucas organizações a seguir rigorosamente as diretrizes globais de Jogo Responsável. No Brasil, apenas a MSL e a Caixa Econômica Federal possuem esse reconhecimento, consolidando seu compromisso com práticas éticas e seguras.

Entre os critérios avaliados para a certificação estão a capacidade de realizar autoavaliações contínuas, identificar lacunas e implementar estratégias para evitar práticas prejudiciais aos apostadores. A MSL também se destacou pelo investimento em treinamentos robustos para funcionários e parceiros, pela criação de programas educativos para conscientizar os jogadores e pelo estabelecimento de canais de suporte e tratamento para quem precisa de ajuda.

Para o CEO da MSL, Roberto Quattrini, essa certificação endossa o compromisso do grupo.

Essa conquista reafirma nosso comprometimento, já que o jogo responsável é a base do nosso negócio. Ao atender aos rigorosos padrões da WLA, mostramos o quanto valorizamos a proteção dos nossos jogadores, o apoio às comunidades e a garantia de que o jogo continue sendo uma experiência positiva e divertida”.

Vencedora da Concorrência Pública Internacional nº 001/2023, a MSL (Mineira da Sorte Loteria) assumiu oficialmente em 2023 a operação do jogo instantâneo Raspadinha®, e em 2024, na modalidade passiva, o Trem das 11, da Loteria do Estado de Minas Gerais (LEMG). Por meio de uma concessão pública em regime de exclusividade, a empresa passou a gerir os serviços no território mineiro, inaugurando uma nova fase para o setor no estado.

Com um contrato de concessão válido por 20 anos, firmado em junho de 2023, a MSL estabeleceu metas ambiciosas desde o início, incluindo a conquista da certificação WLA RGF (Responsible Gaming Framework) até maio de 2025. O grupo superou as expectativas e alcançou o reconhecimento quase seis meses antes do prazo, em dezembro de 2024.

Resultado de uma rigorosa avaliação conduzida por um júri internacional e independente, composto por especialistas renomados em responsabilidade social corporativa, essa certificação é baseada em pilares fundamentais estabelecidos pela WLA, garantindo que as práticas da MSL estejam alinhadas aos mais altos padrões de jogo responsável.

Com quatro níveis de certificação no programa da WLA, a MSL já mira o próximo objetivo: alcançar o WLA RGF nível 3. Para isso, a empresa segue investindo em ações robustas e estratégicas, reforçando seu compromisso com a responsabilidade social, a integridade do jogo e a experiência positiva dos apostadores.

Fruto de um consórcio entre os dois principais provedores globais de loteria, a IGT e a Scientific Games, com mais de 35 anos de experiência e estrutura para operar sistemas lotéricos em mais de 100 países, o MSL conta também com a expertise da empresa nacional da SAGA BGI.

Somos um grupo com ampla experiência no setor de loterias do Brasil e preparamos investimentos significativos em marketing. Além disso, contamos com o conhecimento de empresas líderes do mercado global”, conta Quattrini.

O segmento segue em expansão em outros mercados do mundo. Na Itália, a IGT e SG lançaram a loteria nacional de bilhetes instantâneos em 2004 e aumentaram as vendas de aproximadamente U$S 400 milhões para mais de U$S 11 bilhões. Em Nova Jersey (EUA), IGT e SG administram conjuntamente a loteria desde 2013 e tiveram uma elevação nas vendas anuais em 20%, desde o início do contrato.

Fonte: GMB