Em um encontro com jornalistas realizado na semana passada, Michaud disse que a indústria on-line ainda está longe de ser considerada rentável, uma vez que menos de 20% das empresas de jogos on-line na Espanha estão obtendo lucro. De acordo com dados fornecidos pela Jdigital, os jogos em terra continuam dominando o mercado e representam 73,52% do total de vendas de jogos.
"Ainda é um setor emergente. A rentabilidade levará tempo", disse ele. Michaud apontou que a razão para isso foi, em parte, a alta taxa de imposto sobre jogos online de 25%, o que diminuiu o crescimento.
O presidente da Jdigital disse que dos €10,9 bilhões que foram apostados on-line em 2016 na Espanha, e o volume final de negócios que foi de € 429m (34% a mais que em 2015), uma vez que os prêmios foram entregues. Desse montante, 25% tiveram que ser deduzidos em impostos.
Michaud também apontou que, assim como os impostos altos, as empresas on-line também enfrentam uma série de outros custos. "Além disso, nossos custos de propaganda e promoção são altos, então a rentabilidade é difícil no curto prazo", disse ele. Michaud comentou que a indústria investiu 113,8 milhões de euros em publicidade e 243 em bônus, programas de afiliados e outros acordos de patrocínio no ano passado.
Como resultado, o organismo está pedindo uma reforma fiscal para os jogos online, o que seria mais compatível com o de outros países europeus, o que, na sua opinião, contribuiria para atrair mais investimento e significaria maiores receitas fiscais para o governo a longo prazo.
De acordo com as estatísticas mais recentes, o jogo online na Espanha gerou um faturamento de 2,9 bilhões de euros no quarto trimestre de 2016, com um aumento de 13% em relação ao terceiro trimestre de 2016 e de 20% sobre o quarto trimestre do ano passado.
O setor on-line está experimentando um rápido crescimento, que foi impulsionado pelas apostas esportivas, que representaram 44% do faturamento.
Fonte: GMB / G3 Newswire