LUN 23 DE DICIEMBRE DE 2024 - 17:21hs.
Inteligência Artificial

Homem e máquina se enfrentam em torneio de poker nos EUA

Competição começa nesta quarta-feira e vai colocar quatro jogadores para duelar contra um sistema de inteligência artificial em uma disputa que já é chamada de “revanche épica”.

Quatro dos melhores jogadores de poker do mundo vão tentar manter a soberania da raça humana no poker enfrentando o sistema de inteligência artificial Libratos durante um torneio que ganhou o apelido de "revanche épica” e começa nesta quarta-feira no Rivers Casino em Pittsburgh, Estados Unidos.

O professor de ciência da computação na Carnegie Mellon University (CMU), em Pittsburgh, Tuomas Sandholm, afirma que vencer competições assim sempre foi o objetivo dos estudiosos e mostra a evolução das pesquisas.

"Desde os primórdios da pesquisa em inteligência artificial, superar jogadores humanos tem sido um poderoso medidor do progresso na área. Isso foi atingido com o xadrez em 1997, com o Jeopardy! em 2009 e com o jogo de tabuleiro Go no ano passado”.

Porém o professor vê uma vantagem que os jogadores de carne de osso terão nessa disputa afirmando que o poker é um jogo diferente dos que já foram vencidos por "maquinas”.

"O poker é um desafio ainda mais difícil que esses jogos, a medida que exige que uma máquina tome decisões extremamente complicadas baseadas em informação incompleta enquanto lida com blefes, jogo lento e estratagemas”.

Os representantes dos humanos no torneio são Jason Les, Dong Kim, Daniel McAulay e Jimmy Chou. Serão jogadas 120 mil mãos do Heads-Up No-Limit Texas Hold' durante 20 dias e o prêmio é de US$ 200 mil que será divido entre os quatro, por critério de desempenho, caso o sistema vença.

É a segunda vez que um sistema de IA construído pela universidade enfrenta jogadores de poker.Em 2015, a CMU lançou a primeira competição do "Cérebros versus IA”. No qual o sistema Claudico foi derrotado após 80 mil mãos de poker.

Fonte: GMB/IDG NOW!