Nos últimos anos, vários torneios de poker deram passos importantes para aumentar a velocidade de jogo e para prevenir as paradas. O World Poker Tour implementou o Action Clock, um gênero de relógio-tablet que foi colocado à frente dos dealers.
A PokerStars introduziu "shot clocks" em quase todos os eventos com buy-in de $10,000 e superiores no PokerStars Championship nas Bahamas. Os High Rollers do ARIA também estão entre os primeiros torneios a usarem relógios e fichas de extensão de tempo no Super High Roller Bowl.
A estrela do poker, Daniel Negreanu, é uma das vozes líderes na industria e participante em todos os circuitos citados acima, e também um dos jogadores que tem pedido alterações para reduzir o tempo de paradas no poker. Ele escreveu no seu blog que é apenas uma questão de tempo para que o relógio seja utilizado em pelo menos alguns dos eventos das WSOP.
"Não acho nada agradável jogar a maioria dos torneios sem um shot clock", escreveu. "Em todos os eventos No Limit que jogar, vou tirar partido do meu direito de pedir tempo nos habituais jogadores lentos".
O WSOP esta tendo uma abordagem que vai além dos relógios fixos, mas mesmo assim, tentando resolver o problema. Eles colocaram em debate uma alteração nas regras que permite os jogadores pedirem tempo aos outros jogadores muito mais rapidamente, e um supervisor pode contar o tempo a contar de qualquer jogador que ele ache que está demorando de forma deliberada, sem que seja necessário um jogador da mesa pedir.
Antes, os jogadores podiam pedir tempo sempre que "um tempo razoável" já tivesse passado. Que normalmente era definido à volta de dois minutos. Nessa altura o diretor do torneio perguntava ao dealer se o jogador em causa já tinha perdido muito tempo. Em caso afirmativo, esse jogador teria um minuto para decidir a ação, e a mão seria eliminada caso não agisse.
O jogador de poker profissional Greg Himmelbrand foi uma das vozes que apontou a lentidão de todo este processo. Ele diz que na altura em que o jogador tem tempo para agir, já todo o processo foi muito moroso.
Agora, se um jogador sentir que o outro está demorando muito tempo para tomar as decisões ou deliberadamente a parar a ação, pode pedir tempo a qualquer hora. Como medida adicional, o tempo que esse jogador tem para agir pode ir de 10 a 40 segundos, seguindo a orientação do diretor.
"Gosto da nova regra" disse Himmelbrand. "Isto é uma grande resolução para a questão".
"Tanking" na altura da bolha é hoje em dia visto em quase todos os torneios. O habitual "slow play" e o excesso de tempo para a tomada de decisões sempre foi um dos problemas levantados por muitos jogadores como Daniel Negreanu, que pensa que o "fator de divertimento" diminui para os jogadores amadores, afastando-os do jogo.
No entanto, a alteração das regras abre portas para alguns problemas potenciais. Por exemplo, se um diretor der 10 segundos de tempo a um jogador, mas 40 segundos para outro? O jogador que teve menos tempo para decidir não vai ficar muito satisfeito. Outro problema põe-se com o fato de que se existirem vários jogadores a perder tempo em várias mesas, vai ser difícil contar o tempo a contar em todos eles devido à falta de recursos humanos para o efeito.
Fonte: GMB/Poker News