A proposta, dos deputados Marco Antônio Cabral (PMDB-RJ) e Mariana Carvalho (PSDB-RO), contempla os chamados "jogos mentais”. O texto também prevê o reconhecimento de GO (jogo de tabuleiro chinês) e bridge (conhecido como "xadrez de cartas”) como atividades esportivas.
A versão aprovada é o substitutivo da relatora, Deputada Flávia Morais (PDT-GO), que optou por alterar artigo da Lei Pelé (Lei 9.615/98), que define as modalidades esportivas, para incluir os jogos mentais.
Esportes da mente
"Dependendo da forma como são praticados, os esportes da mente podem se enquadrar nas diferentes modalidades definidas pela lei”, afirmou a deputada. "Se eles forem praticados nos sistemas de ensino para o exercício da cidadania e a prática do lazer, serão considerados como desporto educacional”, completou.
Pelo texto, caberá ao Executivo definir quais as modalidades de jogos serão classificadas como "jogos mentais”, o que abre a possibilidade para outras opções, além das previstas no projeto original.
"A sociedade e suas práticas são dinâmicas, surgindo sempre novas formas de interação esportiva, as quais não podem estar engessadas por lei, podendo ser incorporadas de forma mais eficiente por regulamento”, justificou a parlamentar.
Tramitação
A proposta ainda será analisada de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: GMB