O Festival se dá pela data do principal páreo, chamado Grande Prêmio Brasil, que é disputado no Hipódromo da Gávea desde 1933. Destaques da nova geração são não somente B.Queiroz e L.Henrique, mas também as joquetas Victoria Mota e Jeane Alves. O veterano Jorge Ricardo, recordista mundial em vitórias no turfe, também está confirmado. Vale lembrar que o principal dia do GP Brasil é domingo, quando os olhares estarão voltados para as mais importantes corridas de cavalos do país.
Além dos menus e roteiros dos 10 restaurantes distribuídos pelo hipódromo, o Jockey também terá uma programação recheada: na Tribuna Social, o Formidable, que fica no 3º andar, está com reservas e possui cardápio assinado pelo chef Pedro de Artagão. Na beira da pista, com vista privilegiada, o ClubHouse também contará com a pizza artesanal da Bastarda, cerveja gelada e outros pratos especiais do Grupo Irajá.
Na Tribuna A, além dos restaurantes Inverso Gávea e Terrazza, marcam presença a cervejaria Alter e Bar FuChico, com petiscos de botequim e chopp. No grande espaço ao ar livre, food trucks de ceviche da Fabi, hambúrguer do Carango, cachorro-quente Geneal, Las Empanadas, bikes de açaí e sorvete do Rico, Vinhos GRK Products, doces da Fabiana D’Angelo e sacolés gourmet da Bikelê.
Mais à direita, olhando para o Pião do Prado, a Tribuna dos Profissionais também receberá um truck de batata belga no cone, pastel e yakissoba. Outras dezenas de food trucks e barraquinhas variadas para todos os gostos estarão na Tribuna B.
Para as crianças, além de se encantarem com os pungas (cavalos dóceis que circulam pela raia antes dos páreos), haverá a participação especial do canal Gloob e dos personagens Lady Bug e Cat Noir na Tribuna B, espaço totalmente dedicado à família e às crianças com as recreações e expositores do Burburinho, que estará comemorando sua 10ª edição durante o festival no sábado e no domingo.
No Salão de Apostas, o fotógrafo Christian Odevall irá expor fotos que fazem parte do livro Backstage, que mostra os bastidores das Vilas Hípicas e dos profissionais que cuidam dos cavalos que disputam as corridas no hipódromo.
Denis Linhares trará a chapelaria exclusiva do evento durante o fim de semana. O tradicional desfile de modelos e convidados com chapéus está programado para domingo.
Após o páreo do GP Brasil de domingo, o hipódromo receberá um show de luzes com mais de 100 drones para um espetáculo à parte em comemoração às 90 edições da maior festa do turfe nacional.
O presidente do Jockey Club Brasileiro, Raul Lima Neto, comemora a 90ª edição do evento. “Depois da pandemia, quando tivemos de fazer versões bem menores do GP, é muito gratificante retomar em grande estilo, neste momento em que a cidade está pulsando, voltando a receber grandes eventos”, destaca. Ele lembra ainda a importância dos eventos para a economia da cidade: “o espaço do hipódromo recebeu e receberá ao longo de 2022 importantes eventos, com apoio das mais variadas esferas públicas e também privadas, e isso só reforça como eles são fundamentais para a geração de empregos e desenvolvimento do Rio de Janeiro”, completa.
Importante destacar que, no domingo, o traje esporte fino para o Festival Grande Prêmio Brasil é obrigatório somente para quem frequenta as arquibancadas e gramados da Tribuna Social. Durante todos os dias de festival, na Tribuna Social, não será permitido o uso de bermuda. Nos demais dias e locais, não há limitação de roupas, exceto por uso de camiseta de time, de cunho político ou chinelo. Os espaços estão sujeitos à lotação máxima.
SERVIÇO
90º Festival Grande Prêmio Brasil de Turfe
Data: 24 a 27 de junho de 2022
Horário: sábado e domingo a partir de 13 horas, sexta e segunda-feira a partir de 17 horas
Entrada franca
Endereço: Praça Santos Dumont, 31, Gávea – Rio de Janeiro/RJ
Fonte: GMB