SÁB 27 DE ABRIL DE 2024 - 20:15hs.
Lei do Jogo

“Regulação ordenada da exploração dos jogos está sob perigo iminente”

Os advogados Fabio Ferreira Kujawski e Eduardo Franco de Abreu, em artigo publicado na Folha de S. Paulo, deste domingo afirmam que a insegurança jurídica gerada pela discussão sobre o artigo 50 da Lei das Contravenções Penais (LCP) pode gerar uma série de problemas para o mercado à espera da aprovação da lei que regulamenta o jogo no país.

De acordo com advogados Fabio Ferreira Kujawski e Eduardo Franco de Abreu explicaram em seu artigo publicado na Folha de S. Paulo, deste domingo, que a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) que entendeu que a exploração dos jogos de azar não constitui ato ilícito penal, gerando uma discussão jurídica e está levando muitos empresários do mercado a entender que o jogo é legal e já planejando abertura de novos negócios; e afirmam que isso pode representar riscos a futura aprovação de um lei para o mercado, que tem dois projetos em tramitação o PL 442/91 na Câmara e o PL 186/2014 no Senado. Eles listam três problemas:

"O primeiro deles é a ausência de controle sobre quais empresas poderão se dedicar à exploração dos jogos. Ambos projetos impõem requisitos, tais como a ausência de antecedentes criminais dos sócios e administradores e comprovação de capacidade financeira.

Um segundo aspecto é a falta de controle estrito sobre a movimentação financeira das empresas e dos jogadores, de modo a coibir a lavagem de dinheiro. Os projetos impõem regras para fiscalização em tempo real de toda atividade financeira ocorrida nesses estabelecimentos.

Um terceiro aspecto é a perda da capacidade de o Estado licitar as outorgas e otimizar seu preço, em razão da concorrência dos locais licenciados com os não licenciados”.


PUBLICIDADE


Fabio Ferreira Kujawski e Eduardo Franco de Abreu destacam que só um mercado regulado atrairá o interesse de investidores estrangeiro e que se o país perder o controle sobre o setor esse grande trunfo pode se perder.

"Estamos na iminência de perder o controle do setor e, com isso, uma chance única de trazer ao país investidores sérios e agentes de mercado experientes, capazes de gerar empregos e divisas”.

Ao final do artigo eles fazem um apelo aos legisladores brasileiros para que prestem a atenção no debate, antes que seja tarde.

"Aos deputados e senadores só nos resta reiterar a necessidade de incluir os projetos de lei nas pautas de discussão -que sejam feitos os ajustes necessários aos textos com base na melhor experiência internacional e que sejam submetidos à votação definitiva. Não há tempo a perder”.

Fabio Ferreira Kujawski é mestre em direito internacional de relações econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é sócio do escritório Mattos Filho e Eduardo Franco de Abreu é advogado do escritório Mattos Filho.

Fonte: GMB/ Folha/UOL