DOM 28 DE ABRIL DE 2024 - 05:14hs.
Carlos Alberto Vittorati

Economista defende legalização do jogo e prevê arrecadação de R$1 trilhão

Em artigo publicado no jornal O Progresso, de Dourados, no Mato Grosso do Sul, o economista e professor de Economia e Finanças, defendeu a legalização imediata do jogo como forma de arrecadar impostos, desonerar a produção, fiscalizar o que já existe e previu que o mercado brasileiro possa gerar em torno de 1 trilhão de reais por ano em impostos.

Economista defende legalização do jogo e prevê arrecadação de R$1 trilhão

Foto: Jornal Preliminar

Foto: Jornal Preliminar

O economista Carlos Alberto Vittorati, em seu artigo Para Recomeçar o Brasil (XXVI) publicado essa semana pelo jornal O Progresso, fez uma serie de proposta referentes a tão debatida reforma tributaria no Brasil. E logo na primeira proposta, ele defendeu a legalização imediata dos jogos de azar e explicou qual seria a parte do Governo Federal.

"Sejam imediatamente legalizadas todas as formas de jogos de azar no país, com definição de que caberá ao Governo Federal, na forma de impostos e contribuições, uma alíquota de 40% sobre tudo o que for arrecadado”.

Segundo Vittoratti, a regulamentação dos jogos trará ao país a oportunidade de fiscalizar aquilo que já existe no país e que, hoje, não se tem controle algum e também uma nova fonte para arrecadação de um mercado que, segundo sua estimativa, vai movimentar muito dinheiro.


PUBLICIDADE


"Ter-se-á uma condição de legalização do que já existe e não é fiscalizado, bem como de aumento da arrecadação tributária, podendo-se, como consta de nossa proposta, desonerar-se a produção, visto que é nossa estimativa, que os jogos deverão contribuir para o erário público, com arrecadação anual de algo em torno de 1 trilhão de Reais/ano”

Em suas outras propostas para uma futura reforma tributaria ele sobre: impostos sobre ganhos de capital, ingressos de shows, eventos e congressos, propriedades e bebidas, e a polêmica cobrança de tributos sobre Grandes Fortunas.

Carlos Alberto Vittorati é graduado e pós-graduado em Ciências Econômicas e professor universitário de Economia e Finanças em diferentes universidades do Mato Grosso do Sul.

Fonte: GMB/O Progresso