SÁB 27 DE ABRIL DE 2024 - 21:35hs.
Jodismar Amaro, presidente da FEBRALOT

“O objetivo é que o texto do PL 7306 seja aprovado sem ressalvas”

(Exclusivo GMB) – Nesta terça feira, mais de 3000 lotéricos estarão em Brasília para participar da audiência pública na Câmara dos Deputados que discutirá o PL 7306/2017 que trata das soluções para crise na rede lotérica. Em conversa com o GMB, o presidente da FEBRALOT, Jodismar Amaro, fala sobre sua expectativa para a audiência e quais serão os próximos passos da categoria.

GMB - Houve um grande trabalho da Febralot com os parlamentares focando a audiência pública. Com todo esse trabalho, qual resposta a entidade espera receber dos deputados no evento?
Jodismar Amaro -
O trabalho da Federação foi incessante nos últimos 60 dias. Fizemos todos os esforços para buscar junto aos parlamentares o máximo de apoio ao PL 7306/2017 e para que comparecessem na audiência pública. O que esperamos é que eles entendam nossa necessidade e compareçam na audiência nos apoiando.

Um dos principais temas da audiência será o projeto de Lei 7306/2017 que trata das medidas necessárias para a resolução da crise na rede lotérica. Com a conquista da urgência na tramitação, qual o objetivo da Febralot na audiência pública em relação ao projeto?
O objetivo é que o texto do PL seja aprovado sem ressalvas, o que sabemos que é muito difícil pois certamente a nossa gestora deve contestar o item que define o transporte de valores. O importante é que os parlamentares entendam que neste PL está a solução para grande parte dos problemas emergenciais que a Rede Lotérica possui. Entendendo isso certamente votarão a favor do projeto e poderemos almejar sair da crise que nos encontramos na atualidade.

A Febralot teme que a crise política, com uma possível saída do presidente da república, atrase o andamento do projeto de lei e aumente a tensão na rede lotérica?
Nós estamos em busca dos nossos direitos e isso nada tem a ver com a situação do chefe do executivo. Entretanto, o Legislativo deve focar suas atenções para a situação econômica e há o risco de nosso PL entrar na fila das urgências, mas, não como prioridade. Isso atrasa, mas, não impede o andamento do nosso trabalho.


PUBLICIDADE


Com relação as reivindicações da rede lotérica diretamente com a Caixa, a Febralot espera que a audiência traga algum efeito imediato para que essas reivindicações sejam atendidas?
Certamente. A nossa última reunião com o Presidente da Caixa, Gilberto Occhi, já nos mostrou que há uma sinalização da parte deles em apresentar novidades para a Rede Lotérica. Quando a força dos lotéricos emerge, sempre há uma movimentação de nossos gestores.

A participação da rede lotérica em futuro mercado regulado de jogos no Brasil também será tema da audiência? Quais pontos serão defendidos pela Febralot com relação ao assunto?
Não, a audiência tratará exclusivamente do PL 7306/2017 que é nosso foco de momento. Nossas ações são todas estratégicas e neste momento, entendemos que neste projeto de lei já há um começo de fôlego para discutirmos outras questões. O Marco Regulatório dos Jogos será tratado oportunamente, até porque, este item depende muito mais de uma estabilidade do poder Executivo pra ser aprovada.

A Febralot também fez um grande trabalho de mobilização com a rede lotérica, com campanha nas redes sociais, orientações por escrito, entre outras medidas. Qual a expectativa da Febralot com relação a presença da rede lotérica em Brasília e qual será transmita por ela aos trabalhadores brasileiros como um todo?
Nosso trabalho de mobilização teve como objetivo mostrar para o empresário lotérico que juntos temos muita força. Não trabalhamos pelas minorias. A Federação precisa do apoio da maioria da Rede pra poder brigar pelos direitos de todos então, o momento é de unir forças no rumo do mesmo objetivo. Isso serve como exemplo para os trabalhadores de qualquer setor.

Após a audiência pública em Brasília, já existe uma programação de novas mobilizações da rede lotérica para conseguir a resolução dos problemas e saída da crise?
Como dissemos, nosso trabalho é estratégico. Temos os próximos passos já planejados, a princípio não com mobilizações, mas, com negociações através da ajuda da Frente Parlamentar de Apoio aos Lotéricos. Fazer mobilizações por fazer não trará o resultado que esperamos e por isso, optamos por meios mais eficazes que oportunamente serão divulgados.


Fonte: Exclusivo GMB
Autor: Pedro Henrique Feitosa