VIE 26 DE ABRIL DE 2024 - 19:21hs.
Brasilia

Finalizada a primeira Semana do Jogo Responsável das Loterias da Caixa

O evento organizado pela Caixa no Hotel Royal Tulip contou, entre seus oradores, com Gilson Braga, superintendente nacional de Loterias e foi o primeiro a marcar a implementação da semana do Jogo Responsável no Brasil. O evento teve a presença de convidados da SEAE/MF, COB, COB, Ministério do Esporte, Saúde, Educação é Cultura. A palestra principal foi realizada pelo Professor Dr. Hermano Tavares, do Instituto de Psiquiatria da USP.

A Primeira Semana do Jogo Responsável foi promovida como uma ação de responsabilidade social corporativa das Loterias Caixa com o objetivo de que o banco estatal consiga a certificação de nível 4, a maior concedida pela WLA, a Associação Mundial de Loterias.

Além do evento de ontem em Brasília, a semana também contou com ações pelas redes sociais e em sites notícias sempre discutindo o que a Caixa tem feito em relação ao jogo responsável e também falando sobre possíveis problemas do transtorno dos jogos.

A palestra principal foi realizada pelo Professor Dr. Hermano Tavares, do Instituto de Psiquiatria da USP, parceiro da Caixa nos programas de combate e proteção aos transtornos do jogo.

Participaram do evento membros do SEAE/MF, controlador das loterias no Brasil, representada pelo subsecretário Alexandre Angelo; do COB, Ministério do Esporte, Saúde, Educação, Cultura e os Lotéricos representando a rede de vendas.

A equipe da área de loterias da Caixa também esteve em peso com a presença de Deusdina Pereira, Vice Presidente de Fundos de Governo e Loterias; Gilson Braga, superintendente nacional de Loterias e Carlos Leite, Gerente Nacional de Apoio aos Produtos Lotéricos.

A primeira edição do evento marca a implementação da semana do Jogos Responsável no Brasil. A intenção da Caixa é ampliar o evento nos próximos anos melhorando a inserção sobre o assunto e aumentando a participação de outros seguimentos da sociedade.

 

JOGO RESPONSÁVEL 

A CAIXA instituiu o seu Programa de Jogo Responsável e segue as melhores práticas internacionais sobre o tema, por isso, somos membros e acompanhamos as orientações da WLA (World Lottery Association – Associação Mundial de Loterias), que reúne as Loterias de Estado em 76 países nos 5 continentes.

A WLA propõe estruturas de gestão e dissemina as melhores práticas para orientar as organizações em diferentes áreas de conhecimento (gestão de riscos e segurança, marketing e responsabilidade social corporativa) e, ainda certifica e reconhece as organizações que seguem suas diretrizes estruturadas para o Jogo Responsável. Quanto maior o nível, maior o grau de excelência da organização.

Em 2017, as Loterias Caixa conquistaram o Nível 3 da Certificação em Jogo Responsável, evidenciando que elas estão alinhadas às melhores práticas de governança adotadas pelas loterias de Estado melhor administradas no mundo, que visam proteger e reduzir danos potenciais associados ao mercado de jogos de loterias.

Os 10 elementos  de Jogo Responsável da CAIXA:

Pesquisa
Apoiar e divulgar pesquisas relacionadas ao Jogo Responsável sempre em constante atualização.

Empregados
Capacitar todos os colaboradores seguindo as melhores práticas mundiais.

Revendedores
Capacitar os revendedores de sua organização de acordo com o Jogo Responsável.

Design
Investir em design de jogos voltado exclusivamente para o público adulto.

Jogos Remotos
Proteger apostadores que usam meios digitais, como tablets, laptops ou smartphones considerando as melhores práticas mundiais.

Comunicação
Divulgar peças publicitárias, de comunicação ou marketing que falem do jogo consciente.

Educação
Informar os riscos e danos do vício em jogos.

Orientação
Oferecer aos jogadores e público, informações sobre tratamentos ao jogo compulsivo.

Identificação
Identificar grupos de interesses, beneficiados ou não pelo programa de Jogo Responsável para reconhecer a melhor forma de integração desses grupos ao programa.

Avaliação
Monitorar e avaliar as ações do programa Jogo Responsável de forma contínua considerando indicadores de desempenho.

                                                                       

Fonte: GMB