MIÉ 15 DE MAYO DE 2024 - 00:27hs.
Concessão do LOTEX deixa CAIXA de fora

Brasil termina com 56 anos de monopólio estatal na exploração de loteria

Na reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Infraestrutura (CPPI) foi lançada a resolução nº 16, para aprovação da modalidade operacional e das condições aplicáveis à desestatização da Loteria Instantânea Exclusiva (LOTEX). A concessão será uma privatização plena do serviço público e sem qualquer participação da CEF (tem o monopólio desde 1961), tanto que a Caixa Instantânea S.A. deverá ser extinta no Programa Nacional de Desestatização (PND).

O governo federal informou, ao divulgar uma lista de novos projetos do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que o Ministério da Fazenda vai apresentar a modelagem da concessão da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), conhecida como "raspadinha".

Na reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Infraestrutura (CPPI) foi feito a resolução nº 16, de 23 de agosto de 2017, que diz:

A) Proposta de aprovação da modalidade operacional e das condições aplicáveis à desestatização do Serviço Público de Loteria Instantânea Exclusiva – LOTEX:

  • Modalidade Operacional: Concessão 
  • Prazo: 25 anos 
  • Órgãos envolvidos: Caixa Econômica Federal e Ministério da Fazenda 
  • Responsável pelos estudos: BNDES 
  • Realização do leilão: 4º trim/17
  • Critério do Leilão: Maior Outorga
A concessão é a privatizaçao plena do serviço público e sem qualquer participação da Caixa, que tem o monopólio desde 1961. Tanto que a Caixa Instantânea S.A. deverá ser excluída do Programa Nacional de Desestatizacao (PND).
 
Segundo o governo, depois de estudos concluídos recentemente pelo BNDES, definiu-se a alternativa de concessão do direito de exploração da Lotex, por apresentar "maior atratividade ao investidor e maior retorno financeiro ao governo".

A expectativa é que a concessão gerará recursos para o Tesouro Nacional e para os Estados e municípios por meio dos tributos a serem auferidos na concessão do direito de exploração, do valor de outorga e das taxas destinadas aos beneficiários legais.

Pelo calendário definido pelo governo, o edital da Lotex será publicado no dia 11 de outubro e o leilão deve acontecer no dia 10 de dezembro.
 

Fonte: GMB