MAR 14 DE MAYO DE 2024 - 06:00hs.
Walter Bugno, CEO da IGT International, sobre LOTEX

"A IGT poderia fornecer soluções divertidas e atraentes para ajudar o Brasil a crescer"

(GMB exclusivo) - Com a notícia confirmada de que o governo brasileiro vai privatizar a Lotex, alguns dos principais players neste segmento buscarão entrar no mercado. A líder mundial IGT é um deles. Nesta entrevista exclusiva, Walter Bugno, CEO da IGT International, comenta esta possibilidade e também sobre o potencial do mercado brasileiro e no que a empresa pode contribuir. 'Nós vemos uma oportunidade de combinar nossos conhecimentos com nossa pesquisa de jogadores brasileiros', disse ele.

GMB - A IGT está interessada nos futuros direitos de exploração da loteria instantânea, conhecida como "raspadinha"?
Walter Bugno - Como a maior empresa de jogos de ponta a ponta do mundo, a IGT acompanha de perto o processo de legalização do jogo no Brasil. Reconhecemos que, entre os países do G20, o Brasil é um dos mais importantes e maiores em termos de potencial de mercado. Como resultado, a IGT está interessada neste primeiro processo de privatização, embora ainda não tenha chegado a uma decisão final sobre participar; estaremos em melhor posição para decidir tão logo as condições e os parâmetros estejam claros. Uma vez que este será um negócio totalmente novo para o Brasil, esperamos que o Ministério da Fazenda estabeleça essas condições de acordo com as melhores práticas e benchmarks internacionais para privatizações similares.

Você está seguindo o processo de licitação? Considera que esta é a hora ou o processo pode avançar um pouco devagar?
Sim, estamos seguindo o processo da Lotex, além do processo de legalização do jogo. Não existe um padrão universal contra o qual possamos avaliar o ritmo; cada país tem suas próprias prioridades e define sua agenda legislativa de acordo com o caminho estratégico do governo.

Em que outras partes do mundo a IGT funciona com um produto de loteria similar? Quais e onde?
Graças à confiança que nossos clientes de loteria e seus governos colocaram em nós em todo o mundo, temos um sólido histórico de transformar programas instantâneos para gerar crescimento responsável em boas causas em diferentes modelos de negócios.

No total, temos três modelos de negócios principais que nos adaptamos de acordo com as necessidades do cliente:

A) Modelo de Concessões ou Contrato de Gerenciamento de Loteria, também conhecido como modelo de operador, onde executamos 100% das atividades;

B) Modelo de Contrato de Gerenciamento de Instalações (FMC), onde fornecemos alguns serviços ao cliente (um cliente pode ser a autoridade da loteria ou o operador). Esses serviços podem incluir, por exemplo, tecnologia, impressão, marketing e serviços de campo;

C) Venda de produtos, onde vendemos tecnologia chave ou serviços impressos diretamente ao cliente.

Entendemos que na Lotex será executado como um modelo de operador. Isto é semelhante ao modelo que operamos na Itália sob a marca Lottomatica, denominada Gratta e Vinci. É a maior loteria instantânea única do mundo, e teve vendas de € 8,9 bilhões no ano passado.

Como exemplo do modelo de Vendas de Produtos, a IGT fornece 100% de todos os bilhetes impressos, além de serviços, insights e análises relacionados ao marketing para a Loteria Instantânea da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em Portugal.

O que mais atrai você para o mercado brasileiro?
Nossa análise mostra que o mercado brasileiro tem um grande potencial. Através de pesquisas extensas, descobrimos que os jogadores brasileiros são semelhantes aos jogadores italianos e espanhóis, bem como a jogadores latino-americanos em geral. Nós vemos uma oportunidade de combinar nossos conhecimentos de mercados similares com nossa pesquisa de jogadores brasileiros para fornecer soluções divertidas e convincentes que possam ajudar o Brasil a expandir seus novos programas.

Como você acha que o processo de vendas da loteria poderia ser melhorado no Brasil? (Novas tecnologias, canais online, etc.)
A IGT é a maior operadora de loteria do mundo com base em apostas totais e tem mais de três décadas de experiência como parceiro de confiança para as loterias mais bem-sucedidas em todo o mundo. Para apoiar este novo e excitante mercado no Brasil, planejamos aplicar as melhores práticas que desenvolvemos com base em nossa experiência, tanto como operador quanto fornecedor, ao mesmo tempo em que adaptamos essas soluções às preferências dos jogadores locais.

Estrategicamente, entrar no mercado de loteria é um primeiro passo a ser estabelecido no Brasil diante de uma possível legalização da indústria de jogos?
Estar preparado quando o processo de legalização for finalizado será muito importante. No entanto, não vemos o investimento na Lotex como forma de obter uma vantagem futura em quaisquer outras modalidades. Para nós, cada negócio deve ser rentável por si só. É por isso que os parâmetros e as condições que o Ministério da Fazenda definirá para a Lotex são extremamente importantes e esperamos que eles sejam definidos de acordo com a saúde financeira do mercado e as partes interessadas. Para ser bem-sucedido, o processo da Lotex exige um quadro legal claro, um conjunto claro de requisitos para participação no leilão e um preço inicial que deve levar em conta que é o começo de um negócio, e não uma atividade madura.


Fonte: Exclusivo GMB