SÁB 4 DE MAYO DE 2024 - 18:15hs.
Rio de Janeiro

BNDES realiza hoje a audiência pública sobre concessão da LOTEX

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realiza hoje a Audiência Pública, de 10h às 12h, para colher sugestões e contribuições à documentação disponibilizada para consulta pública da concessão da Lotex, serviço público de Loteria Instantânea Exclusiva. A Audiência será realizada no Auditório da Ernst & Young Auditores Independentes, que fica na Avenida Praia de Botafogo 370, 10º andar, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro.

O negócio de loteria instantânea consiste na utilização de bilhetes impressos ou virtuais, gerados com base numa estrutura de premiação estabelecida e conhecida previamente, na qual o apostador descobre se foi o ganhador sem a dependência de nenhum evento externo (como um sorteio).

Desde o dia 12 de setembro, está disponível no site do BNDES a documentação do processo de concessão da outorga do serviço da Lotex, compreendendo Análise do Marco Jurídico, Plano de Negócios e minutas de Contrato e Edital (ambas com versões em português e inglês).

Também desde o dia 12 está no ar uma Consulta Pública onde qualquer pessoa pode dar sugestões e contribuições, por e-mail, acerca dos documentos do processo licitatório. A Consulta Pública receberá contribuições até as 18h do dia 11 de outubro de 2017.

A Audiência Pública será conduzida pelo BNDES e pelo Ministério da Fazenda e contará com uma apresentação do projeto de desestatização da Lotex, seguida de respostas a questionamentos por escrito apresentadas na própria audiência, e finalizando com manifestações orais da plateia, pela ordem de inscrição. Os resultados da Audiência Pública serão publicados em relatório, que ficará publicado na Sala de Informações do projeto.

Etapas do processo – O processo de desestatização da Lotex foi decidido pelo Poder Executivo através do Decreto Nº 9.155, de 11 de setembro de 2017, assinado pelo presidente Michel Temer. No press-release do Ministério da Fazenda, há mais informações. O decreto designa o BNDES como "responsável pela realização de todos os atos necessários à consecução da desestatização”, o que compreende a contratação de instituição responsável pela realização de leilão; a convocação de audiência pública; a publicação de consulta pública; a designação de comissão de licitação; a elaboração e o exame da regularidade jurídica das minutas; a publicação de edital de licitação; e a realização dos demais atos dele decorrentes até a homologação do certame.

O processo de licitação da concessão da Lotex compreende ainda a análise do processo pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que já está em andamento, a realização de road shows para investidores — programados para os dias 28 e 29 de setembro, em Londres (Grã-Bretanha); 2 e 3 de outubro, em Las Vegas (EUA); e 6 de outubro, no Rio de Janeiro — e a publicação do Edital de concessão. O leilão será realizado, a princípio, 60 dias após a publicação do Edital, e a expectativa é de que seja realizado até o mês de dezembro.
 
SERVIÇO:
Audiência Pública – Desestatização da Lotex
Quando: 26 de setembro, terça-feira, de 10h às 12h
Onde: Auditório da Ernst & Young, Praia de Botafogo, 370, 10º andar, Botafogo, Rio de Janeiro
Credenciamento: Pedimos aos jornalistas que confirmem sua participação enviando e-mail para [email protected].
 
Fonte: GMB / BNDES