SÁB 18 DE MAYO DE 2024 - 16:21hs.
ADPF 493 da ABLE

Gilmar Mendes atende pedido de estados para serem Amicus Curiae em ação no STF

O relator da ADPF 493 no STF, ministro Gilmar Mendes, deferiu o pedido de 15 estados e do Distrito Federal para serem incluídos como Amicus Curiae na ação movida pela ABLE (Associação Brasileira de Loterias Estaduais) que busca dar aos estados a possibilidade de explorar loterias e suspender o monopólio da união sobre a modalidade.

Os estados beneficiados pela decisão do ministro Gilmar Mendes foram: Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Esses estados se juntam a Minas Gerais que teve seu pedido deferido anteriormente.

Em seu despacho, o ministro Gilmar Mendes escreveu: “Defiro os pedidos, com fundamento no art. 6º, §1º, da Lei 9.882/1999, para que possam intervir no feito em tal condição, podendo apresentar memorial e proferir sustentação oral”.

A ação da ABLE no STF tem por objeto a declaração de inexistência de monopólio da União para instituir Loteria no Brasil, pela não recepção do artigo 1º e 32 do Decreto-lei 204/67 na Constituição Federal de 1988.

Ainda não há um prazo previsto para que a questão seja julgada na suprema corte brasileira e tenha uma decisão final a favor dos estados ou da união.

Fonte: GMB