MAR 14 DE MAYO DE 2024 - 15:34hs.
Por não proteger os jogadores vulneráveis

Operador de igaming 888 leva multa pesada de £ 7,8mi

A UK Gambling Commission anunciou que a 888, uma das maiores operadoras de jogos da Grã-Bretanha, foi multada em £ 7.8 milhões em relação ao que a comissão chamou de 'graves falhas na manipulação de clientes vulneráveis'.

Em uma declaração em seu site, a Comissão de Jogo disse que a ação seguiu "a descoberta de falhas significativas da 888 em processos de responsabilidade social do Reino Unido, que visam proteger os consumidores de danos relacionados ao jogo".

A investigação da comissão encontrou: "Devido a uma falha técnica nos sistemas 888, mais de 7.000 clientes que escolheram se auto-excluir de sua plataforma de cassino / poker / esporte ainda conseguiram acessar suas contas em sua plataforma de bingo". 

"A questão não foi detectada por um longo período de tempo, o que significa que os clientes conseguiram depositar 3,5 milhões de libras esterlinas em suas contas e continuar a apostar, por mais de 13 meses. Enquanto a 888 possuía procedimentos de auto-exclusão, eles não eram robustos e não conseguiram proteger os clientes potencialmente vulneráveis ", acrescentou o comunicado.

"A 888 também não conseguiu reconhecer sinais visíveis de comportamento de jogo problemático exibido por um cliente individual, o que foi tão significativo que resultou em atividades criminosas. A falta de interação com o cliente, dada a freqüência, a duração e as somas de dinheiro envolvidas no jogo, suscitou sérias preocupações quanto à salvaguarda de clientes da 888 em risco de danos do jogo", concluiu a comissão. 

Sarah Harrison, diretora executiva da Gambling Commission, disse: "A salvaguarda dos consumidores não é opcional. Este pacote de penalidades de menos de £ 8 milhões reflete a seriedade das falhas da 888 em proteger clientes vulneráveis". 

O pacote de penalidades de £ 7.8m inclui o reembolso dos £ 3.5 milhões de depósitos feitos pelos clientes auto-excluídos e uma remuneração de £ 62.000 para o empregador de quem o dinheiro foi roubado. Um adicional de £ 4,25m será pago a uma causa socialmente responsável para investir em medidas para combater os danos causados pelo jogo. Além disso, a comissão disse que ordenou uma auditoria independente dos processos da 888 relativos à proteção do cliente. 

Em um comunicado, a 888 disse: "A empresa vem trabalhando em cooperação com o GC no Reino Unido durante a revisão e concluiu um acordo de regulamentação voluntária com a UKGC. A empresa aceita a conclusão da revisão e está empenhada em oferecer aos jogadores uma experiência de jogo responsável e agradável ".

 Fonte: GMB