MAR 14 DE MAYO DE 2024 - 16:08hs.
Française des Jeux

França considera privatizar sua loteria estatal

A loteria nacional, o principal operador de aeroporto de Paris e várias outras empresas consideradas não estratégicas poderiam dar início a uma onda de privatizações francesas. Com 26 milhões de jogadores, é a segunda maior loteria da Europa depois da Lottomatica da Itália. A empresa francesa de loteria nacional Française des Jeux (FDJ) provavelmente estará no topo da lista para uma privatização parcial.

O Ministério das Finanças francês anunciou no mês passado os planos de vender ações de 10 bilhões de euros em empresas estatais para arrecadar dinheiro para um novo fundo para financiar a inovação, uma promessa eleitoral do presidente Emmanuel Macron.

Fontes bancárias disseram à Reuters que as primeiras privatizações provavelmente serão lançadas entre o final deste mês e início de outubro. A empresa francesa de loteria nacional Française des Jeux (FDJ) provavelmente estará no topo da lista para uma privatização parcial.

A FDJ é 72% de propriedade estatal e os bancos de investimento propuseram vários cenários, incluindo a venda de uma participação para um operador de conteúdo ou outra empresa de loteria européia. Com 26 milhões de jogadores e volume de negócios de 14,3 bilhões de euros no ano passado, a FDJ é a segunda maior loteria da Europa após a Lottomatica da Itália.

"Os bancos de investimento lançaram muitas propostas, mas nada foi decidido", disse uma das fontes.A FDJ se recusou a comentar.

Fonte: GMB / Lotnext