No entanto, esta decisão não significa que o setor esteja passando por um momento ruim, mas pelo contrário. De acordo com Javier Berasategui, diretor da empresa, não há crise no setor de jogos. "Na verdade, 2009 foi o ano do poker e em 2010 tivemos uma produção recorde, e estávamos no centro da crise geral", disse ele. Além disso, a empresa confirmou que tanto a produção quanto o faturamento crescem ano a ano.
Heraclio Fournier fundou a empresa no final do século XIX, crescendo rapidamente nos negócios e atualmente tendo uma participação global de mercado de 35%. Em 1986, foi adquirida pela Companhia de Baralhos dos Estados Unidos, pertencente ao grupo Jarden Corporation, que foi comprada pela holding Newell Brands há dois anos.
Em 2017, Naipes Heraclio Fournier produziu mais de 10 milhões de cartas, com os quais abasteceu todos os cassinos na África do Sul, 90% dos europeus e 70% dos locais do Oriente Médio.
De acordo com os dados publicados pelo El País, o EBITDA (lucro antes de juros e impostos) da empresa espanhola durante seu último balanço foi de 40 milhões de euros. Fontes consultadas pela mídia espanhola estimam que o preço do fabricante do cartas seria entre sete e doze vezes seu EBITDA. Embora gere lucros, a Fournier cortou custos especialmente na área de recursos humanos, já que passou a ter 60 funcionários sendo chegou a ter 1.500 que tinha em meados do século passado.
Fonte: GMB / Apertura (Argentina)