DOM 19 DE MAYO DE 2024 - 08:09hs.
Espanha

Extremadura abre as portas para projetos no estilo EuroVegas com nova lei

A Assembleia de Extremadura aprovou uma nova lei que facilita a criação de grandes instalações de lazer. As novas regras, que exigem um investimento global de pelo menos € 1 bilhão em projetos futuros, permitirão um processo rápido e eficiente que permitirá à região competir em igualdade de condições com outras comunidades autônomas.

De acordo com o porta-voz do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Valentín García, a nova lei era necessária porque a região não tinha regras, o que permitia e salvaguardava a construção de instalações de lazer em grande escala na área.

A legislação aprovada agora exige um investimento global de pelo menos € 1 bilhão, a criação de um mínimo de 2.000 empregos diretos e a criação de um mínimo de 3.000 quartos de hotel. No entanto, a lei foi alterada para que o requisito mínimo para qualquer complexo de lazer em grande escala fosse reduzido de 1.000 para 300 hectares. A nova lei foi contestada pelo partido Podemos argumentando que ele foi “adaptado para atender aos cassinos”, já que condições favoráveis ​​serão impostas quando se trata de impostos sobre jogos de azar.

A porta-voz do governo, Isabel Gil Rosiña, disse que, embora o governo não tenha discutido nenhum projeto específico em particular, havia quatro grupos de investimentos "que estão olhando para a região".

O presidente de Extremadura, Guillermo Fernández Vara (PSOE - Partido dos Trabalhadores Socialistas Espanhóis) anunciou pela primeira vez as novas medidas em março. O objetivo das novas regras é permitir e atrair o desenvolvimento de grandes parques temáticos e centros de lazer da família para região. A nova lei reduz o planejamento urbano e os prazos administrativos, pois os projetos serão acelerados com urgência.

Fonte: GMB / G3 Newswire