DOM 19 DE MAYO DE 2024 - 03:26hs.
Mercado em crescimento

Japão vive uma onda de popularidade dos eSports

O Japão, líder global na fabricação e consumo de videogames, está alcançando rapidamente esse posto nos eSports também. O país, surpreendentemente, foi um pouco mais lento para sair dos quarteirões na área dos eSports. No entanto, à medida que o perfil global da atividade começa a aumentar, o Japão está testemunhando um surto repentino de interesse.

O Japão é sinônimo de jogos, sendo o lar de empresas líderes em desenvolvimento, como Nintendo, Sony, Capcom e Konami, entre outras. Mas, os eSports enfrentam restrições legais, como uma lei que dificulta que os criadores de jogos realizem competições que ofereçam prêmios substanciais no país.

"O Japão é o único país que tem esse tipo de lei", disse o legislador Jin Matsubara, chefe do secretariado de um grupo suprapartidário de parlamentares que promovem jogos online e eSports e que já foi ministro de Estado para assuntos de consumo.

Para definir o cenário de crescimento no mercado nacional de eSports, o grupo negociou com a Agência de Assuntos do Consumidor e ajudou a tornar possível que os torneios de e-sports ofereçam grandes prêmios monetários com a condição de que os competidores sejam competidores profissionais.

A Japan Esports Union (JESU), formada em fevereiro deste ano por meio da fusão de cinco entidades relacionadas com o objetivo de unificar as atividades administrativas, é encarregado de emitir licenças profissionais.

A JESU já emitiu licenças para mais de 100 pessoas para títulos de jogos, incluindo "Street Fighter V Arcade Edition", "Call of Duty: WWII" e "Winning Eleven 2018", conhecido internacionalmente como "Pro Evolution Soccer 2018".

O vice-presidente da Jesu, Hirokazu Hamamura, disse que o movimento de eSports no Japão está acelerando. Isso atraiu o interesse de empresas de fora do setor, incluindo a empresa de entretenimento Yoshimoto Kogyo Co., que formou uma equipe profissional de e-sports em março.

Ainda assim, a remuneração no Japão fica atrás para o resto do mundo, chegando a cerca de US$ 540.000. Hamamura disse que o prêmio em dinheiro é apenas um índice.

"Um prêmio maior pode trazer entusiasmo sobre o e-sports, mas outro aspecto é chamar a atenção", disse ele, referindo-se a eventos como os Jogos Olímpicos, que não oferecem prêmios diretamente aos medalhistas, mas sim atletas e espectadores.

Fonte: GMB / Japantimes.co.jp / SARAH SUK