DOM 19 DE MAYO DE 2024 - 06:13hs.
Chegando mais perto de se tornar Olímpico

Debates sobre a inclusão dos eSports nos Jogos Asiáticos 2022 surgem novamente

Os entusiastas dos eSports têm levado a discussão sobre a possibilidade dos eSports serem incluídos como evento oficial de medalhas nos Jogos Asiáticos de 2022 novamente no mainstream. Do jeito que as coisas estão, o principal obstáculo no caminho do reconhecimento olímpico dos eSports é a falta de um órgão oficial.

Para que o Conselho Olímpico da Ásia (OCA) inclua o esporte nos próximos Jogos Asiáticos, o esporte deve ter um corpo diretivo abrangente.

No ano passado, o Conselho Olímpico da Ásia anunciou que os eSports seriam adicionados como um esporte demonstração para os Jogos Asiáticos de 2022. Este evento multinacional é reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional e, após as Olimpíadas, é o maior evento multiesportivo internacional do mundo.

A inclusão como parte dos jogos de 2022 daria aos eSports um passo gigante para mais perto da participação e reconhecimento nas Olimpíadas, algo que o COI vem discutindo com mais fervor com a indústria de jogos nos últimos anos.

No entanto, a Esports Observer relata que uma recente reunião do comitê executivo do OCA em Jacarta pareceu recuar na inclusão do esports como esporte oficial de medalhas para os jogos de 2022. Devido à ampla gama de hosts e órgãos organizadores para vários tipos e gêneros de jogos, os esports continua sem o órgão regulador e abrangente que a OCA diz que precisa ser reconhecido. Faltando isso, o comitê está relutante e o status de medalha nos jogos de 2022 está atualmente no ar.

Dito isso, o eSports ainda está aparecendo como um esporte de demonstração nos jogos de 2018 que estão acontecendo neste mês. Os jogos a serem exibidos são a Arena of Valor, o Clash Royale, o Hearthstone, o League of Legends, o Pro Evolution Soccer e o StarCraft II. O sucesso da demonstração deste ano pode ser levado em conta, já que o comitê continua discutindo o status dos e-sports para futuras competições.

No passado, o COI hesitou em incluir os eSports nas Olimpíadas por várias razões, incluindo a prevalência de conteúdo violento na maioria dos títulos competitivos populares.

Fonte: GMB / Gamesindustry.biz