DOM 19 DE MAYO DE 2024 - 07:27hs.
Relatório oficial

Jogos e turismo impulsionam PIB do segundo trimestre de Macau em 6%

O Produto Interno Bruto (PIB) de Macau cresceu 6% em termos homólogos em termos reais no segundo trimestre deste ano, uma expansão apoiada pelo “crescimento constante nas exportações de serviços e consumo privado”, mostram os dados mais recentes da Statistics and Census Service.

No primeiro semestre de 2018, a economia de Macau cresceu 7,6% em termos homólogos em termos reais. O departamento de estatísticas informou que o crescimento econômico no segundo trimestre foi menor do que o aumento de 9,2% no trimestre anterior, devido a "um aumento menor nas exportações de serviços e um declínio notável no investimento".

Os serviços de jogos de Macau são contados como exportações no cálculo do PIB da cidade, uma vez que a maioria dos consumidores desses serviços são turistas entrantes.

Em seu último comunicado, o serviço de estatísticas afirmou que tais exportações aumentaram 13,7% ano a ano nos três meses até 30 de junho. No período de abril a junho, as exportações de serviços de turismo sem jogos cresceram 13%.

As exportações totais de serviços - descritas pelo serviço de estatísticas como a “principal força motriz” para o crescimento econômico da cidade - aumentaram em 13% ano a ano no segundo trimestre, um aumento sustentado por um aumento no número de gastos de tais turistas visitantes. As exportações de bens durante o período do relatório aumentaram em 30%, segundo o comunicado do governo.

A tendência de desempenho do PIB de Macau nos últimos anos coincidiu com o desempenho da receita bruta de casino (GGR) na cidade, destacando a importância do setor de jogos para a economia local.

Em um relatório da World Economic Outlook divulgado em Abril, o Fundo Monetário Internacional (FMI) disse esperar que o PIB de Macau cresça 7 % este ano e 6,1% em 2019.

Fonte: GMB / GGR Ásia