DOM 19 DE MAYO DE 2024 - 09:36hs.
Argentina

Buenos Aires não chega a consenso sobre a lei de corridas de cavalos na província

O presidente da Câmara dos Deputados da província de Buenos Aires, Manuel Mosca, juntamente com os deputados do partido Frente Renovadora reuniram-se com grupos de interesse para informar que a nova legislação sobre a indústria de corridas de cavalos foi suspensa.

O governo planejava acabar com os subsídios estatais para as pistas na província completamente. No entanto, as novas medidas foram aprovadas no Senado em julho por apenas dois votos. O bloco político que apoia a governadora María Eugenia Vidal é composto de menos de 40 deputados, de um total de 92. Sem uma aliança com membros da oposição, a nova lei tinha poucas chances de passar pela câmara baixa também.

Com uma perspectiva complexa na Câmara dos Deputados, e dada a improbabilidade de obter apoio da oposição, o governo tomou a decisão de retirar a proposta e recomeçar.

Na reunião, os legisladores discutiram o adiamento da lei e a importância de manter canais de comunicação abertos com o setor, bem como com diferentes membros da oposição. O objetivo de qualquer nova lei será agora buscar um nível mais alto de aceitação do setor e salvaguardar as finanças da província também.

O presidente da Câmara dos Deputados, Manuel Mosca, disse que um novo acordo é necessário para salvaguardar os recursos e proteger o setor. “Concordar significa cuidar melhor dos recursos do povo de Buenos Aires que são escassos e precisam alcançar os que mais precisam, e cuidar de uma atividade que tem o potencial de se sustentar. Temos que trabalhar para garantir que esse trânsito seja gradual e menos traumático possível”.

Os planos de Vidal de cortar os subsídios de corridas de cavalos causaram controvérsia desde o início e imediatamente foram criticados por sindicatos que representavam a indústria.

Em fevereiro, a governadora da província de Buenos Aires, María Eugenia Vidal, anunciou que cortaria completamente os subsídios para as pistas de corrida de cavalos. O governo da província de Buenos Aires planejou reduzir os subsídios para as corridas de cavalo em até US$ 300 milhões por ano em sua primeira fase. A posição do governo foi de que as corridas de cavalos na província de Buenos Aires têm suas próprias fontes de receita, como apostas, bem como vendas simultâneas no exterior. No entanto, há mais de dez anos, a província de Buenos Aires tem subsidiado a atividade de pistas de corrida e subsidiado diferentes associações comerciais também.

Fonte: GMB / G3 Newswire