DOM 19 DE MAYO DE 2024 - 08:09hs.
Acusado de fraudes

Magnata do jogo Kazuo Okada é preso em Hong Kong

O grupo de entretenimento japonês Universal Entertainment disse nesta segunda-feira que seu ex-presidente, Kazuo Okada, havia sido preso pelo órgão regulador de corrupção de Hong Kong por conexão com crimes relacionados à corrupção.

Em uma declaração na bolsa de valores, a companhia disse que Okada havia sido preso pela Comissão Independente Contra a Corrupção (ICAC) de Hong Kong "por envolvimento com várias infrações relacionadas à corrupção".

De acordo com relatos da mídia local, Okada e seu sócio, Li Jian, foram detidos pelo ICAC por conspiração para defraudar a Okada Holdings de US$ 19,7 milhões, com base em uma queixa apresentada pela Tiger Resort Asia Ltd.

A TRA acusou Okada de liberar fundos corporativos como empréstimos para a Goldluck Tech Ltd, de Li Jian, sem exigir garantias e juros entre fevereiro e março de 2015. Okada supostamente cobrava o pagamento do empréstimo para uso pessoal e pagou a Li por seu envolvimento no esquema.

Okada é ex-presidente da Universal Entertainment, mas se demitiu do cargo em 29 de junho de 2017. Em setembro de 2017, a Universal Entertainment Corp declarou que Okada é culpado de três atos fraudulentos separados.

No início deste ano, a Universal Entertainment impetrou queixas civis e criminais contra Okada alegando que seus direitos de patente foram violados e pediu indenização.

O magnata dos jogos também está sendo investigado pelo Departamento de Justiça das Filipinas por acusações de fraudes que chegam à US$ 10 milhões contra ele.

A Universal disse que prestará todo o seu apoio e assistência ao ICAC e a outras autoridades responsáveis ​​pela aplicação da lei, se a situação exigir.

A empresa disse que Okada foi libertado sob fiança.

Fonte: GMB