VIE 3 DE MAYO DE 2024 - 03:00hs.
Preocupação global

Estudo australiano encontra ligação entre as loot boxes e os jogos de azar

Um relatório do Senado australiano sobre “loot boxes” encontrou uma ligação entre o recurso de jogo popular e o problema de jogo entre os jogadores. O estudo intitulado “Gastos com loot box em videogames está ligado à severidade do jogo” entrevistou 7422 jogadores através de uma pesquisa on-line paga.

O estudo foi conduzido por David Zendle e Paul Cairns da York St. John University e da Universidade de York e apresentado em uma audiência pública no Território da Capital da Austrália na segunda-feira desta semana.

"Esses resultados apoiam a posição de acadêmicos que afirmam que as loot boxes são psicologicamente parecidas com o jogo", disseram os acadêmicos em seu estudo. "Gastar grandes quantidades de dinheiro em loot boxes foi associado a níveis problemáticos de gastos em outras formas de jogo".

O estudo também descobriu que as loot boxes estavam simultaneamente atuando como "uma porta de entrada para o problema do jogo entre os jogadores", além de permitir que os desenvolvedores "explorassem os distúrbios do jogo entre seus clientes".

Nesta medida, os dois acadêmicos têm apoiado as chamadas anteriores para que as loot boxes sejam especificadas dentro do sistema de classificação de jogos de vídeo, incluindo um descritor observando a presença de "conteúdo de jogo dentro do jogo".

"Recomendamos que seja dada séria consideração à restrição de jogos que contenham loot boxes a jogadores com idade legal para jogar", escreveram eles.

Fonte: GMB / AG Brief